A vida cultural de São Paulo é muito rica e variada. Nela, é possível encontrar peças teatrais, musicais, apresentações de dança, concertos, entre outros espetáculos.
Para que você não fique perdido com tantas opções, separamos dez espaços artísticos incríveis da capital paulista, com as suas principais características. Confira, abaixo, onde assistir teatro em São Paulo.
Theatro Municipal
Essa é a casa de espetáculos mais tradicional de São Paulo, construída, em 1911, para se comparar aos grandes teatros europeus da época. Inclusive, a Ópera de Paris foi a principal referência para a sua arquitetura.
Se você quer conhecer um pouco da história da cidade, deveria visitá-lo. O Theatro Municipal, além de ser belíssimo, foi palco para a Semana de Artes Moderna e já recebeu artistas como o Heitor Villas lobos, Maria Callas e Ella Fitzgerald.
São Pedro
Esse é outro espaço teatral muito antigo, inaugurado em 1917. O Teatro São Pedro é, portanto, outra passagem obrigatória para se aprofundar na cultura da capital paulista. Atualmente, a sua programação consiste em óperas, corais e concertos.
Renault
Gosta de musicais? Então, você vai gostar do Teatro Renault. Ele foi construído como um cinema, no fim dos anos 1920, mas, atualmente, é palco para as adaptações oficiais dos musicais da Broadway. Já foram apresentados no recinto: Os Miseráveis, O Fantasma da Ópera e O Rei Leão.
Sala São Paulo
Esse é um local destinado apenas a concertos. Ele faz parte do Complexo Cultural Júlio Prestes, onde ficava uma histórica estação de trens de mesmo nome. A Sala São Paulo é, em termos de acústica, uma das mais bem equipadas do mundo, além de ser muito bonita.
Lá, é possível assistir à Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), gratuitamente, todos os domingos, às 11h.
Auditório Ibirapuera
Que tal assistir a um concerto em um ambiente desenvolvido por Oscar Niemeyer, cuja uma porta no palco permite que os espectadores vejam o exterior do parque? Esse é o conceito do Auditório Ibirapuera, que promove uma experiência única em qualquer espetáculo.
Tuca
O Teatro da Universidade Católica de São Paulo, ou Tuca, é um espaço importante da cena artística da “terra da garoa”. Ele existe desde 1965 e sempre ofereceu, em sua programação, opções a preços populares.
Sesc Pompeia
Essa unidade do Sesc, localizada no bairro Pompeia, conta com piscinas, quadras esportivas e um teatro nada convencional. Nele, a plateia é dividida em duas partes, uma de frente para a outra, com um palco quadrado no meio.
Tudo em seu design, criado por Lina Bo Bardi, foi pensado para ser uma provocação, um convite ao debate. As cadeiras, por exemplo, são propositalmente desconfortáveis, remetendo aos assentos de pedra do teatro greco-romano.
Bradesco
Pode ser inesperado para um ambiente dentro de um shopping, mas o Teatro Bradesco possui 7 mil metros quadrados e capacidade para 1439 pessoas. Por seu tamanho e beleza, ele se tornou um dos principais locais para assistir a peças e concertos na capital paulista.
Procópio Ferreira
Essa é uma das casas de espetáculo mais relevantes de São Paulo, conhecida, principalmente, por ter sido o local das gravações do sitcom “Sai de Baixo”, da Rede Globo. Sua programação é bem eclética, tendo comédias, musicais e apresentações para o público infantil.
Bibi Ferreira
Um dos melhores lugares para levar as crianças na capital paulista é o Teatro Bibi Ferreira. Apesar de também ter produções para adultos, todos os seus finais de semana e feriados são recheados com peças infantis. Assim, essa também é uma casa teatral importante, que agrada a toda a família.
Se você mora ou está passando pela terra da garoa, não deixe de conhecer essas ótimas opções de entretenimento. Se gostou, compartilhe este conteúdo nas redes sociais!