Educação

Quais são os melhores tipos de cadernos para crianças?

Juntamente com os instrumentos de escrita (lápis, caneta, borracha, etc) e os livros didáticos, os cadernos estão entre os principais utensílios usados pelos estudantes.

Inclusive, até mesmo crianças que ainda não aprenderam sequer a escrever precisam utilizar cadernos especiais no seu dia a dia na escola.

Isso porque os cadernos direcionados à educação infantil são projetados para facilitar a alfabetização, a iniciação às ciências exatas, à escrita e outras matérias essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Para aprofundar o assunto, dedicamos esse artigo a apresentar e explicar os melhores tipos de cadernos para crianças, indicando os usos de cada modelo e a sua importância. Leia mais!

O que um caderno precisa ter para ser indicado para crianças?

Como já ficou claro, os cadernos voltados à educação infantil não têm as mesmas características e propósitos que os cadernos convencionais. 

Para se encaixar no dia a dia escolar de crianças, um caderno deve obedecer aos seguintes pré-requisitos:

  • Ser confeccionado com materiais flexíveis e não ter pontas afiadas;
  • Não conter peças destacáveis e/ou contundentes;
  • Ser decorado com elementos lúdicos (personagens de desenho animado, super-heróis, desenhos coloridos, etc);
  • Conter elementos que facilitem o aprendizado;
  • Ter um bom tamanho e bastante espaço para escrita, desenho, rabiscos, etc;
  • Ser confeccionado com materiais resistentes ao desgaste diário.

Ao comprar um caderno para o seu filho, fique de olho nessas especificações!

Os 9 melhores tipos de cadernos para crianças

Sem mais delongas, confira abaixo os 9 principais e melhores tipos de cadernos para crianças. Analise atentamente cada descrição!

Capa mole

Os cadernos de capa mole são considerados por muitos pais e professores como os melhores tipos de cadernos para crianças, por serem totalmente flexíveis e inofensivos aos pequenos.

Além desse ponto positivo, esse tipo de caderno geralmente possui poucas folhas e tem um tamanho maior, fatores que também são ideais para alunos do ensino infantil.

Contudo, vale salientar que os cadernos de capa mole são bem mais frágeis, o que demanda um cuidado maior de pais, responsáveis e educadores no que diz respeito ao manuseio feito pela criança. 

Brochura ou brochurão

Diferente dos cadernos de capa mole, os cadernos brochura (menores) e brochurão (maiores) possuem capa dura e inflexível. Porém, isso não os desabilita ao uso por crianças.

Esse modelo de caderno é resistente e compacto, o que facilita o manuseio. Ademais, os brochura e brochurão têm bastante qualidade no acabamento, o que gera uma maior resistência ao uso intenso das crianças, além de um ótimo custo-benefício.

Caderno de desenho

Como o seu nome já diz, o caderno de desenho é especialmente projetado para atividades que envolvam a livre arte. Inclusive, esse tipo de caderno também pode ser usado por adultos.

Em resumo, um caderno de desenho nada mais é que um bloco de folhas brancas que são unidas e podem ser usadas para rascunhos, rabiscos, pinturas, etc.

Vale ressaltar que, quando usado por crianças, esse tipo de caderno é apenas um dos vários itens que compõem a lista de material escolar. Muito provavelmente o seu filho precisa ou vai precisar de um!

Caderno de caligrafia

Geralmente listado entre os materiais didáticos necessários na educação infantil, o caderno de caligrafia serve para melhorar a escrita de crianças e também de adultos.

Nesses cadernos existem exemplos de frases escritas com uma caligrafia perfeita que deve ser copiada pelos alunos de forma repetida, até que consigam desenvolver letras mais legíveis, pelo menos.

Em geral, o uso do caderno de caligrafia não é obrigatório, mas ele é um item muito eficaz para crianças e adultos que precisam escrever melhor.

Caderno com folhas quadriculadas

O sexto colocado da nossa lista que aponta os melhores tipos de cadernos para crianças é o caderno com folhas quadriculadas, muito utilizado no ensino da geometria.

Esse instrumento é utilizado pelos professores para ensinar os alunos pequenos a desenhar formas geométricas, escrever números, melhorar a escrita, etc.

Os pequenos quadrados contidos nas folhas desse tipo de caderno limitam a escrita, o que leva o cérebro dos alunos a se acostumar com padrões pré-definidos.

Pauta verde

Chamado de “pauta verde”, esse tipo de caderno especial possui linhas intercaladas entre as cores branco e verde. Com isso, os alunos podem escrever nas brancas e pular as verdes, para assim treinar a coordenação motora e a caligrafia.

Os cadernos de pauta verde são utilizados tanto na educação infantil regular quanto na educação especial, para facilitar o entendimento de crianças, jovens e adultos portadores de alguma deficiência motora ou mental.

Caderno meia pauta

Em penúltimo lugar da nossa lista dos melhores tipos de cadernos para crianças, está o caderno meia pauta, um dos mais utilizados nos anos iniciais do ensino básico.

Resumidamente, as folhas desse modelo de caderno são intercaladas entre as em branco e as listadas. O objetivo é possibilitar que o aluno possa treinar a escrita ao mesmo tempo que desenha ou rascunha. Interessante, não é?

Caderno para alfabetização e atividades matemáticas

Nenhuma lista que destaca cadernos para crianças pode deixar de fora os cadernos para alfabetização e atividades matemáticas. Esse modelo de caderno é um dos principais instrumentos para ensino de crianças a partir de 3 anos de idade.

Já delatado pelo seu próprio nome, os cadernos de alfabetização e iniciação à matemática já saem de fábrica com atividades de escrita, leitura e realização de operações matemáticas básicas.

Com eles, os alunos são estimulados a escrever as suas primeiras palavras e resolver continhas de adição, subtração, multiplicação e divisão. É o instrumento perfeito para os primeiros passos na escola!

Botão Voltar ao topo