Melhores treinamentos para oferecer para sua equipe na sua empresa

Segundo diversas pesquisas de todo o mundo, treinamentos corporativos são grandes diferenciais no mercado de trabalho. Caracterizam- se por um investimento dentro das empresas que trazem diversos resultados positivos. 

Isso porque, esses métodos são responsáveis por capacitar e potencializar as habilidades dos funcionários. Com uma equipe motivada, otimizada e com profissionais extremamente qualificados, é mais fácil trazer melhores resultados para as empresas. 

No Brasil, não é comum que empresas invistam em treinamentos corporativos que, de fato, capacitem seus funcionários. Alguns dados mostram que no país, diversas organizações oferecem menos de 30 minutos por mês para estes estudos. 

Tempo muito abaixo do necessário para chegar em bons resultados. Este setor é considerado precário no Brasil, ainda mais quando comparado a outros países, como Estados Unidos. 

Os benefícios que os treinamentos oferecem são diversos e percebidos no dia a dia da empresa. Mas, fazê-los não é tão simples, é preciso estar de acordo com as necessidades da organização e ser bem feito para gerarem resultados visíveis. 

75% das empresas que fazem treinamentos no Brasil, o plano de desenvolvimento dos funcionários é feito de acordo com suas necessidades. Ou seja, alguns treinamentos são direcionados para a operação, outros para desenvolvimento de lideranças, entre outros setores. 

De fato, existem diversos tipos de treinamentos. Se sua empresa está em busca de melhorar seus resultados, valorizar a equipe de colaboradores e criar um ambiente interno mais harmonioso, investir nestes planos de desenvolvimento é o ideal.

A seguir, explicaremos os modelos de treinamentos que mais agregam valor à rotina dos funcionários. Deve-se escolher e colocar em prática aquele que condizer com as necessidades do negócio. Acompanhe!

 

Qual modelo de treinamento adotar na minha empresa?

O modelo deve seguir as prioridades e tarefas do negócio. De acordo com a mesma pesquisa, um dos pontos mais importantes para organizações de grandes e médios porte que fazem treinamentos internos é aprimorar o desempenho dos profissionais. 

Outro objetivo destacado é aumentar as competências dos funcionários. Ou seja, desenvolver outras habilidades com competência. O estudo também mostrou que, em 23% das grandes empresas, o treinamento é focado na liderança.

Um fator importante para cargos que exigem perfis de liderança. Muitas vezes a pessoa não nasceu com este perfil e precisa desenvolvê-lo ou aprimorá-lo. O setor administrativo e operacional também recebem bastante investimentos de treinamentos. 

Afinal, impactam diretamente nos resultados das empresas. Ou seja, existem departamentos e competências diferentes que podem ser desenvolvidas por métodos distintos. Assim, com um treinamento específico, o impacto nos funcionários será maior.

Então, entenda os modelos de treinamento mais utilizados e funcionais. Invista na sua equipe e terá resultados incríveis. 

 

Treinamento técnico e para desenvolvimento de habilidades

Este tipo de treinamento é fundamental para a atualização de conhecimento da equipe. Tem como objetivo treinar os colaboradores com uma nova ferramenta e técnica que o mercado está oferecendo ou  aprimorar alguns conhecimentos que melhorariam a produtividade da equipe.

São habilidades diretamente relacionadas com as tarefas desenvolvidas pelos colaboradores. Assim será um treinamento focado em melhorar a performance da equipe. 

Também pode ser um treinamento focado em desenvolver novas habilidades para aumentar a produtividade e competências de determinado funcionário ou departamento. 

Treinamentos como estes evitam erros de produção, trabalho redobrado e diversas pequenas falhas no dia a dia da empresa. 

 

Treinamento comportamental e de equipe 

O treinamento comportamental visa assegurar que os funcionários estejam de acordo com os valores da empresa. É o aperfeiçoamento de características individuais, empatia para melhorar o trabalho em grupo. 

Este método está diretamente ligado com o treinamento de equipe. Neste ponto,  o objetivo é melhorar o trabalho do time como um todo. Para isso, é preciso aumentar a capacidade de comunicação, integração, entre outros fatores. 

As principais técnicas são: aprimorar o entrosamento da equipe, torná-la mais integrativa, comunicativa, harmoniosa e eficaz. De forma geral, visa melhorar o trabalho em grupo.

Se percebe que seu time não está entrosado, tem alguns problemas de comunicação e relacionamento, este modelo de treinamento é o ideal. 

 

Treinamento de liderança 

Uma boa liderença impacta diretamento nos resultados e clima interno de uma organização. Por isso, treinamentos que estimulem este espírito nos funcionários é importante, principalmente para aqueles que ocupam cargo de gestão. 

Não é uma tarefa fácil, por isso os treinamentos são bastante úteis e esclarecedores. O objetivo é proporcionar maior capacidade de gerir e administrar pessoas e processos de forma correta, respeitosa e eficiente. 

 

Treinamento de integração

Este é um dos treinamentos mais importantes. É feito quando um novo funcionário é contratado para integrá-lo no time e deixá-lo ciente de suas tarefas. Também é o momento de alinhar este colaborador com a missão, visão e valores da organização. 

É importante para o contratado entender como a empresa funciona, suas tarefas, as regras e procedimentos internos. Assim, começará a desenvolver seu papel com mais eficiência e qualidade, estando de acordo com as expectativas da organização.