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5 Problemas de mecânica mais comuns em motos

Você, motociclista apaixonado pela sua moto, sabe que ela é como um companheiro inseparável. Porém, assim como qualquer outra máquina, ela está suscetível a apresentar problemas de mecânica que podem comprometer a sua segurança e, até mesmo, a durabilidade do seu veículo. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para você conhecer as 5 falhas mais comuns e como evitá-las. Afinal, nada melhor do que manter a sua motocicleta em dia e garantir uma pilotagem tranquila e segura, não é mesmo? Então, venha conferir!

Velas de ignição

Uma das falhas mais comuns nas velas de ignição é a exclusão de resíduos, como óleo, em sua superfície. Isso pode levar a falhas na ignição, resultando em um funcionamento irregular do motor, perda de potência e consumo de combustível elevado.

Além disso, elas também podem apresentar desgaste natural, reduzindo a sua capacidade de produzir faíscas. Esse desgaste é normalmente causado pelo uso prolongado do veículo ou pela falta de manutenção preventiva adequada.

É importante ressaltar que, ao identificar qualquer falha nas velas de ignição, é essencial substituí-las imediatamente por novas peças de qualidade, a fim de garantir o funcionamento correto do motor.

Injeção eletrônica

Quando se fala em defeitos comuns em motocicletas, a injeção eletrônica logo vem à mente do mecânico. Esse componente é o responsável por gerenciar o ciclo de queima do combustível na câmara de combustão, dosando adequadamente a mistura ar/combustível.

Como se trata de uma peça que interfere diretamente no funcionamento do motor, falhas nesse componente são fáceis de se identificar, já que o condutor certamente se queixará de perda de potência, consumo desajustado ou presença de fumaça no escapamento.

Por se tratar de um componente eletrônico com diferentes sensores, circuitos e centrais, a injeção demanda equipamentos adequados para a sua manutenção.

Freios

Existem diversas falhas que podem ocorrer nos freios, desde problemas simples, como desajustes no mecanismo de acionamento do pedal ou manete, até questões mais complexas, como vazamentos no óleo de freio.

Vale lembrar que motocicletas convencionais possuem freio a disco na roda dianteira e freio a tambor na roda traseira, sendo que cada tipo de freio requer cuidados específicos, uma vez que operam de maneiras diferentes.

O freio a disco, por possuir um sistema hidráulico, demanda mais atenção, pois além das pastilhas, pode apresentar defeitos no disco, mangueiras de óleo e no próprio fluido de freio, que precisa ser trocado conforme as orientações do manual do proprietário.

Nível de óleo

Embora seja comum, o nível inadequado de óleo pode trazer graves consequências para o funcionamento da moto. 

O atrito excessivo gerado pela falta de lubrificação pode causar desgaste prematuro em diversas peças internas, como pistões, rolamentos e anéis, comprometendo permanentemente a integridade do motor.

Felizmente, resolver esse defeito não costuma ser difícil, desde que não haja danos graves. Basta trocar o óleo por um novo, respeitando a quantidade recomendada para o modelo da motocicleta. 

É válido também verificar se há vazamentos que podem estar atentos ao nível de óleo, garantindo a segurança do motociclista e evitando futuros danos ao veículo.

Correntes de comando

A transmissão é uma das partes mais importantes do veículo, e a corrente de comando é um dos componentes mais críticos do sistema. 

Devido à sua exposição constante ao atrito e ao estresse gerado pelo uso, a corrente e outros elementos da transmissão podem apresentar problemas com o tempo, especialmente quando o motociclista não realiza as manutenções adequadas.

Defeitos na corrente de comando podem resultar em ruídos seguidos, além de aumentar o risco de que a corrente se solte da coroa e impeça a motocicleta de se movimentar. 

Em muitos casos, apertar e lubrificar a corrente já resolve o impasse, mas em outras situações pode ser necessário substituir componentes como pinhão e coroa. 

Esse conteúdo foi útil para você? Ainda tem dúvidas sobre falhas mecânicas em motos? Deixe nos comentários abaixo!

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