Educação

Como fazer uma leitura dinâmica?

A chamada leitura dinâmica é um conjunto de técnicas que, basicamente, permite que a leitura de determinado texto seja feita de uma forma mais rápida e eficiente, com a absorção de todo o conteúdo examinado em um curto espaço de tempo.

Inclusive, segundo alguns estudos que monitoram os adeptos à leitura dinâmica, as técnicas aplicadas para esse fim podem até melhorar a compreensão e interpretação do texto lido.

Em geral, esse tipo de leitura versátil é utilizado por estudantes e profissionais que precisam assimilar uma grande quantidade de conteúdo em menos tempo que o usual.

Se você é uma dessas pessoas que precisa ler algo em menos tempo e para tanto deseja entender como fazer uma leitura dinâmica, chegou ao lugar certo, pois nos próximos tópicos nós explicamos como desenvolver essa habilidade. Acompanhe!

Passo a passo para fazer uma leitura dinâmica

Montamos uma lista com 5 dicas que na verdade são um passo a passo para ler de forma dinâmica. Confira nos tópicos abaixo e ponha em prática hoje mesmo!

  1. Desenvolva o autocontrole

O primeiro passo para se tornar um leitor dinâmico, antes mesmo de iniciar a leitura de fato, é exercitar o autocontrole. Inclusive, sem esse requisito é impossível ser constante na leitura dinâmica.

Os principais pontos que você deve observar e/ou praticar são:

  • Melhoria no foco e na concentração, para evitar se distrair quando começar a ler;
  • Controle da ansiedade na hora de ler;
  • Fazer o acompanhamento do desempenho (se de fato está conseguindo absorver os conteúdos mais rapidamente);
  • Criar uma rotina de leitura e mantê-la a todo custo.

Além de todos esses quesitos, faça também a medição de quantas palavras consegue ler por minuto. A média ideal está entre 800 e 1000.

Ademais, tenha em mente que nem sempre será possível compreender 100% do texto e que a maioria dos leitores dinâmicos compreendem no máximo 80% daquilo que leem, sendo esse um aproveitamento considerado excelente.

  1. Vá para um lugar calmo e silencioso

O primeiro passo para de fato pôr em prática a leitura dinâmica é pegar o material que vai ser lido e ir para um lugar calmo e totalmente sem ruídos.

Essa dica parece um pouco “óbvia”, mas precisa ser reforçada porque é essencial. Isso porque não há como fazer uma leitura dinâmica ou mesmo tradicional em meio a barulhos e distrações.

Portanto, para fazer a sua leitura se afaste de pessoas, animais de estimação, locais movimentados e de todo e qualquer ruído, bem como de celulares, computadores, televisores, etc. Foque única e exclusivamente naquilo que você vai ler!

  1. Defina qual técnica irá aplicar à sua leitura

Quando já estiver no local propício para uma leitura dinâmica, defina como fará a leitura, escolhendo entre as técnicas scanning, skimming ou alguma outra. Busque ter em mente o fim para o qual cada técnica é indicada.

A título de informação, a técnica scanning visa a localização rápida e eficiente de informações, enquanto isso, a aplicação da técnica skimming geralmente tem como objetivo decifrar o sentido do texto, suas principais referências e motivações.

Destacamos as técnicas scanning e skimming porque elas são as mais utilizadas entre os leitores dinâmicos! 

  1. Dê saltos maiores durante a leitura

Depois de definir um lugar propício à leitura e decidir como e para que ela será feita, chegou a hora de incrementar o processo com alguns “macetes”. O primeiro deles é a aplicação de “saltos de leitura” mais amplos.

Na verdade, esses saltos durante a leitura já são feitos naturalmente quando lemos alguma coisa. Eles consistem no movimento que os olhos fazem ao fixar numa linha de texto, depois na outra e assim sucessivamente.

Entretanto, a leitura dinâmica exige que esses saltos sejam maiores e/ou mais rápidos, para que uma maior quantidade de informações seja assimilada em um menor espaço de tempo.

Para diminuir a distância entre os saltos de leitura que você já dá, leia cada vez mais e leia vários tipos de texto. Com o tempo, o seu cérebro irá se acostumar a consumir mais conteúdo em menos tempo sem deixar de assimilar as informações.

  1. Não pronuncie as palavras que lê

Por último, o segundo truque que queremos apresentar e que também contribui muito para a leitura dinâmica é o não pronunciamento de palavras durante a leitura.

Como você já deve ter percebido em algum momento enquanto lia, é comum que nós pronunciamos as palavras à medida que lemos. Porém, para ler dinamicamente, essa prática precisa ser abolida.

Então, quando estiver lendo não pronuncie as palavras em voz alta nem mentalmente. Ao contrário do que dizem algumas pessoas, isso atrapalha a interpretação do texto, além de atrasar a leitura.

Você deve também controlar os lábios para não pronunciar as palavras em voz baixa, além de evitar “pronunciar mentalmente” os trechos do texto lido. 

Aplique esses passos e, em pouco tempo, você conseguirá desenvolver uma leitura dinâmica de fato. E lembre-se: mesmo que no começo pareça difícil, siga tentando, pois essa prática pode ajudar bastante!

Botão Voltar ao topo