Toda faculdade exige horas complementares

Toda faculdade exige horas complementares?

Muitos que pretendem entrar na faculdade não sabem o que são horas complementares, e por isso, acham que somente irão entrar na faculdade e fazer as matérias ensinadas pelos professores e pronto.

Na realidade o MEC exige um pouco mais para que o estudante possa se formar e ganhar o seu diploma. Essas exigências são chamadas de horas complementares, sem elas o aluno terá grandes problemas para ter o seu estipêndio mesmo que termine o curso.

Por isso tem curso para horas complementares, para que assim possa ajudar o estudante a se formar, cumprindo as horas complementares que são exigências impossíveis de deixar  à margem.

Então você verá um pouco mais detalhado este assunto muito importante nos próximos tópicos.

 

Toda faculdade exige horas complementares?

O que são horas complementares

As atividades complementares são exigências do Ministério da Educação (MEC), são atividades extraclasse, ou seja, fora da sala de aula e que se não forem cumpridas o aluno jamais poderá se formar.

Dessa forma, essas horas complementares fazem parte de tudo que o aluno precisa para se graduar. 

O próprio nome, complementar , já está mostrando que é algo ligado ao curso e que precisam ser feitas obrigatoriamente.

Existem grandes objetivos por trás dessas atividades, que tem muita haver com o aluno ter experiências fora de suas área de atuação para que ele fique mais aprimorado e tenha um maior desenvolvimento em seu curso.

Sendo assim o seu desenvolvimento não será somente intelectual, mas profissional, cultural, social.

As atividades complementares são divididas em duas partes, as  internas que acontecem na própria instituição que são na área de iniciação científica, monitoria, extensão e pesquisa.

E tem as horas complementares externas que acontecem fora da instituição, como estágios não obrigatórios, congresso, Workshops, cursos livres online, intercâmbios e etc.

 

Horas complementares é uma exigência em toda a faculdade

Como as horas complementares são uma exigência no MEC, elas são obrigatórias em todas as instituições que oferecem curso superior, Dessa forma, se você vai querer um diploma, terá de ter horas complementares.

Esse tipo de atividade é para enriquecer mais ainda o currículo do aluno e deixá-lo ainda mais habilitado para exercer a sua profissão e ter um passe mais no mercado de trabalho.

As horas complementares farão com o que o estudante abra ainda mais a mente para algumas matérias que podem tanto estar associada com seu curso como não pode, porém as duas acrescentarão mais amplitude na visão do aluno.

Isso tudo incentiva o estudante a ter uma mente muito mais criativa, além de saber inovar e ter proatividade.

É importante que todo aquele que estuda, não deixe que essa exigência seja um fardo que não deveria existir, mas tudo isso é pensando em você mesmo que deseja fazer uma faculdade.

Não encare como um fardo e mais, porque o controle das horas será por você, ou seja, você vai controlar o horário. Além disso, não é a instituição que controla as atividades complementares, então a faculdade tem os seus limites.

 

Quais atividades podem servir para horas complementares

São inúmeras atividades que servem para essa finalidade, então você não precisa ficar preocupado, se o MEC exige, ele oferece formas de ser cumprido na própria instituição.

Veja só uma dessas maneiras:

Pesquisa: Esse tipo de atividade é oferecido pelas instituições de ensino superior, e o estudante que participa disso tem grande chance de ser mais bem visto no mercado de trabalho porque demonstra um grande interesse em buscar conhecimento.

Isso é excelente para o mercado de trabalho, porque o ramo de pesquisa  ajuda a desenvolver a capacidade científica. Além de poder participar de palestras, congressos e seminários.

Voluntariado: Esse é muito fácil achar, devido a enorme quantidade de ONGs com todo o seu trabalho de assistência social, sendo assim eles sempre estão precisando de pessoas que estejam interessadas em ajudar o próximo de alguma maneira.

Então você poderá ter participações em orfanatos, asilos, casas de repouso, creches, hospitais e etc.

Monitoria: Aqui se encontra um bom tipo de atividade para quem quer se envolver de um modo mais fundo no universo acadêmico. Dessa forma o aluno poderá monitorar estudantes de outros períodos e ter um contato mais interpessoal lidando com situações.

Além dessas áreas você encontrará muitas outras como cursos, intercâmbio, estágios profissionais e etc…

 

Dicas para não atrasar

Vários estudantes  deixam para última hora as atividades, isso pode sobrecarregar muito, então é bom fazer tudo bem organizado em cada semestre, para que assim não venha ter uma correria desenfreada.

Então busque participar de todas as atividades de sua instituição. Assim que surgir um evento na faculdade você deve participar. Busque aquelas que tem haver com seu curso, veja se elas contam como horas complementares.

Quando participar delas, busque a comprovação que você participou, normalmente estará com aquele que organizou o evento. Então é só você pegar a assinatura dele no local onde tem as horas complementares, às vezes isso pode ser com um carimbo.

Busque organizar as suas férias. Isso é algo interessante, porque você pode passar as suas férias do jeito que tinha programado com diversões, momentos de lazer, mas pode também fazer alguma atividade que fornece horas complementares.

Então você pode fazer cursos online que depois servirão para preencher as horas complementares. 

Sendo assim é só buscar algo que ofereça algum certificado, juntando o útil com o agradável.

Comece um relatório com as atividades. Isso é bom se faculdade de exigir algum relatório a respeito, então organize o tipo de atividade que foi feita, dessa forma você vai separar o que tem haver com monitoria, cursos, congressos, estágios e etc. 

Depois escreva a respeito do que aprendeu em cada uma delas ou como tudo que foi ensinado  na atividade extraclasse vai ajudar você em relação a sua matéria.

 

Últimas considerações

Considerando tudo o que foi dito, a importância de ter horas complementares é essencial para quem deseja fazer uma faculdade, porque sem as atividades extraclasse você não poderá ter o seu diploma.

Os tipos de horas complementares são diversas para que o aluno venha expandir mais ainda o seu conhecimento e ser mais desenvolvido não só no intelectual, como no cultural e social.

No mais é isso, qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!