Como ensinar o seu filho a gostar de estudar?
Muitos pais têm se perguntado o que fazer para ensinar seus filhos a gostar de estudar. Isso porque é difícil demonstrar aos pequenos a importância dos estudos, ainda mais quando a televisão, celular ou brinquedos parecem mais atrativos.
No entanto, é importante, desde cedo, incentivar os estudos, criando bons hábitos para que, no futuro, seu filho goste de aprender e estudar. Até porque, não importa a fase da vida, em todo o momento estamos aprendendo e temos que estudar sobre coisas novas.
Assim, se você quer descobrir como ensinar o seu filho a gostar de estudar, confira as dicas que separamos!
Por que ensinar seu filho a gostar de estudar?
Estudar é um hábito saudável, bom para o desenvolvimento acadêmico, intelectual e pessoal. Muitas vezes, as crianças podem não gostar de estudar por conta de uma disciplina com a qual têm menos afinidade ou mesmo porque acreditam que os estudos são opostos à diversão.
No entanto, a educação é o caminho pacífico para grandes transformações. Paulo Freire, importante educador brasileiro, afirmou que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Isso significa que fazer com que o estudo seja prazeroso é dar poder nas mãos do seu filho.
Como tudo o que é feito diariamente, o estudo pode se tornar um hábito, caso seja cultivado com dedicação e método. Por isso, saiba como ensinar o seu filho a gostar de estudar.
Como ensinar o seu filho a gostar de estudar?
Se seu filho encara os estudos como uma obrigação, assim como apenas tirar notas boas para poder te mostrar, converse com ele sobre a importância dos estudos, como eles são uma forma de autoinvestimento.
Para crianças que não gostam de estudar, cabe aos pais ressignificar os estudos, mostrando-os que além de uma garantia de um futuro melhor, o aprendizado pode ser divertido. Conheça 4 dicas para incentivar o gosto pelos estudos.
Estude com seu filho
Nada mais poderoso do que o exemplo. Mostre que você gosta de estudar e, com isso, incentive seu filho a fazer o mesmo. De nada adianta cobrar notas do seu filho, exigir que ele leia um livro para a escola se ele nunca viu ninguém lendo ou estudando dentro de casa.
Por isso, ao incentivar a educação, faça parte da vida escolar de seu filho, acompanhando-o nos estudos e tarefas, bem como oferecendo ajuda para tirar dúvidas. Mesmo que você não domine o assunto, proponha-se a ler as anotações das apostilas e tentar ensiná-lo, isso dará a criança um imenso apoio emocional.
Crie uma rotina de estudos
Criar uma rotina de estudos é a melhor forma para garantir que seu filho terá tempo para estudar, mas também para suas atividades de lazer, como praticar algum esporte ou jogar videogame, por exemplo.
Com isso, acompanhe os estudos do seu filho, separando um momento para estudos, revisão, tarefas. Isso fará com que aos poucos, seu filho entenda que tem hora para estudar com foco e hora para brincar.
Ofereça um bom ambiente
Muitas vezes, as crianças não gostam de estudar porque encontram dificuldades no ambiente em que estão. Seja uma mesa que bate sol, uma janela distraindo ou uma cadeira desconfortável, tudo pode ser um impedimento para o foco e concentração.
Por isso, crie um ambiente confortável, mas ao mesmo tempo, sem distrações. Isso significa que caso seu filho não goste de estudar no quarto, ele pode estudar na sala ou cozinha, desde que estes ambientes não tenham excesso de estímulos.
Converse com seu filho
Entenda os motivos do seu filho não gostar de estudar ou o que falta para que ele aprecie essa prática. Muitas vezes, os pais podem ter ajuda de um profissional como psicólogo ou pedagogo para entender se há alguma dificuldade de aprendizagem.
No entanto, na maioria dos casos, o ato de conversar com as crianças, expondo os motivos pelos quais estudar é importante, não só para tirar notas, mas para seu próprio futuro, podem ser suficientes para entender se existe falta de motivação, timidez de tirar dúvidas ou quaisquer outros problemas.
Já estudou com o seu filho hoje? Invista em tempo de qualidade juntos, dedicado ao estudo ou mesmo contextualizando algumas disciplinas para mostrar como a educação pode ser transformadora e abrir portas. Por isso, não esqueça de sempre incentivá-lo a fazer o seu melhor.
Compartilhe essas dicas com um amigo ou amiga que também está tentando fazer com que seu filho goste de estudar.