2° semestre de 2021: esse é o momento certo para rever suas estratégias de marketing digital
O tempo está passando cada vez mais rápido, não é mesmo? Já estamos em agosto de 2021, faltam apenas 4 meses para o final do ano.
O segundo semestre do ano é aquele para rever as metas das empresas e otimizar as atividades para melhorar os resultados e batê-las até dezembro.
Além, é claro, de se preparar para o aumento de demandas dos finais de ano. Quando o assunto é marketing digital, é o momento ideal para traçar novas campanhas e redefinir o que já estava sendo feito.
Afinal, essa é uma estratégia que deve ser analisada e otimizada constantemente. Por ser um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de uma marca no mercado e seus resultados, deixar de rever essas ações, pode significar o desperdício de investimentos.
O mais indicado por especialistas é que essa análise seja feita de 3 em 3 meses, no mínimo. Algumas estratégias precisam ser vistas semanalmente, até mesmo diariamente.
São nestes momentos que se avalia se o que foi planejado está sendo cumprido e principalmente, gerando resultados expressivos. Além de verificar se a ação trouxe algum desequilíbrio nas plataformas da empresa.
No entanto, cada estratégia necessita de ações e revisões específicas. O melhor é entender quando a sua ação precisa de alguma revisão – é exatamente isso que abordaremos neste conteúdo.
A seguir, entenda como e quando realizar uma revisão aprofundada nas suas estratégias de marketing digital para estar sempre progredindo nos resultados pela internet.
Acompanhe!
Quando analisar e ajustar campanhas de marketing digital?
O assunto marketing digital é complexo, cheio de detalhes e termos difíceis. Embora, hoje em dia, haja dezenas de conteúdos na internet sobre o tema, as pessoas ainda têm diversas dúvidas.
Marketing digital, então, é um conjunto de estratégias que visam consolidar uma marca na internet.
Algumas das principais ações são as técnicas de SEO que melhoram o posicionamento da empresa nos buscadores, gerenciamento de mídias sociais, google ads e anúncios em outras plataformas, entre outras diversas.
Mas, para fazer essa estratégia dar certo, não basta apenas estudá-la e estruturá-la. Mais do que colocar em prática, é preciso investir tempo, dinheiro e conhecimento nessas ações constantemente.
Como dissemos, é importante analisar os resultados, pelo menos, a cada 3 meses. Mas cada campanha tem suas necessidades e você deve saber ouvi-las para conseguir otimizar seus resultados com frequência.
A seguir, indicaremos algumas situações que se você se identificar, é um indicativo que está na hora de rever suas estratégias – e otimizá-las. Lembre-se: o segundo semestre é o momento ideal para dar um gás nas ações e bater as metas do ano.
Quando está com resultados estagnados ou em declínio
Quando os resultados de uma ação não sobem ou pior, começam a cair, quer dizer que algo está errado.
Se a marca não estiver atraindo leads, convertendo pouco, ainda estiver em posições baixas no buscador, as visitas no site diminuíram, a taxa de rejeição aumentou ou a empresa não estiver com o nome consolidado na internet – entre outros problemas -, a hora é de sentar e analisar o que pode ser melhorado.
Então, nestas situações, o ideal é buscar por consultores de marketing digital ou se reunir com a sua equipe e entender a raiz do problema e como solucioná-lo – independentemente se for após 1 mês da campanha ativa ou 1 ano.
O importante é fazer! Algumas estratégias começam a dar resultados após alguns meses, pois são orgânicas. Mas ainda sim, analise sempre que possível para estar a parte do que está acontecendo com seu investimento.
Como fazer essa análise?
Se a sua empresa se identifica com as questões citadas acima, é possível que toda a ação esteja sendo feita de forma equivocada, mas também pode ser apenas um detalhe errado que está causando tantos problemas.
O primeiro passo é conferir o planejamento da ação e entender se há algum dado equivocado ou que pode ser melhorado. Confira se a marca está explorando os canais certos.
Muitas vezes, a estratégia está sendo feita no Instagram, por exemplo, sendo que o público-alvo da marca está nos buscadores. Então, entender a melhor plataforma para utilizar é essencial.
Outro fator é a linguagem, confira se o público-alvo da empresa se comunica com a mesma linguagem. E veja se o discurso está voltado para as pessoas corretas, é claro.
Marketing digital é um conjunto de estratégias, lembre-se disso? Então, há diversos formatos de anúncios e conteúdos. A questão é se seu time ou agência de marketing digital está utilizando os formatos e recursos adequados para o perfil dos clientes.
Esses formatos precisam ser os mais adequados para atrair mais engajamento com base nas mudanças de algoritmo. Sobre os conteúdos: ele está respondendo às necessidades do seu público?
São diversas perguntas importantes que devem ser analisadas e respondidas com cuidado e conhecimento – ainda há outras que não citamos neste conteúdo.
A dica é: procure por profissionais e, em conjunto, identifique o problema para poder consertá-lo para deixar sua estratégia redonda para os próximos meses.