EducaçãoNegócios

Melhores tipos de cadernos para usar no ensino médio

Mesmo diante do avanço cada vez mais visível dos multimeios tecnológicos, os cadernos seguem sendo um dos instrumentos mais importantes na vida letiva de um estudante.

É no seu caderno pessoal de anotações que o aluno descreve resumos de aulas, fórmulas e soluções para problemas matemáticos, lembretes, material de estudo para provas, etc. 

Justamente por ter essa importância vital na vida escolar, os cadernos foram divididos em subtipos, que por sua vez são voltados a alunos dos níveis infantil, fundamental e médio.

Falando mais especificamente dos cadernos para usar no ensino médio, cabe a pergunta: qual é o melhor tipo de caderno para um aluno que está nessa fase do ensino básico?

Nos próximos tópicos nós elencamos as características que um caderno para ensino médio deve ter e ainda citamos alguns dos modelos mais indicados. Continue lendo!

O que os cadernos para usar no ensino médio devem ter?

Em resumo, para ser considerado bom para o ensino médio, um caderno deve ter:

  • Um bom tamanho e espessura;
  • Folhas com linhas-guia (que devem ter um bom espaço entre si);
  • Divisão por matérias (no mínimo 10);
  • Capa dura ou pelo menos com uma boa firmeza;
  • Folhas lisas e com uma gramatura padrão (nem muito finas, nem muito grossas);
  • Peso ideal.

Atendendo a esses pré-requisitos, um caderno já pode ser considerado apto a atender alunos do ensino médio.

Os 6 melhores modelos de cadernos para usar no ensino médio

E agora, sem mais delongas, conheça os melhores cadernos para usar no ensino médio. Separamos 6 opções!

Capa dura

O primeiro item da nossa lista de cadernos para usar no ensino médio é o famoso caderno de capa dura, ou capa rígida, como também é conhecido.

Esse tipo de caderno pode ser confeccionado na orientação horizontal e vertical, bem como receber espirais, grampos, brochuras ou outra técnica de fixação das folhas.

Seja como for, os diferenciais do caderno de capa dura, que o habilitam para uso no ensino médio, são a sua firmeza e maior resistência. Inclusive, a depender do tamanho eles podem ser utilizados ao longo dos três anos desse nível escolar.

Caderno universitário

Em segundo lugar, apresentamos o famoso caderno universitário, que, apesar do nome, é o preferido de muitos estudantes do ensino médio.

O motivo que eleva a preferência por esse tipo de caderno é o design funcional, geralmente com capa dura, espiral para conectar as folhas e divisórias de matérias. É o básico que atende com perfeição!

Caderno inteligente

Como o seu nome já diz, o caderno inteligente propõe um uso diferenciado, com modulações que favorecem o aprendizado em vários sentidos.

Muito semelhante aos tradicionais fichários, esse modelo de caderno é modular. Ou seja, as suas folhas e capas não ficam presas, mas apenas agrupadas por grampos que podem ser soltos.

Com isso, os alunos podem mudar a posição das folhas do seu caderno pessoal, colocando os conteúdos prioritários à frente dos demais. Esse diferencial pode ajudar muito os estudantes do ensino médio nas semanas de prova!

Multifuncional

O quarto exemplar da nossa lista de cadernos para usar no ensino médio também já é “denunciado” pelo seu próprio nome: trata-se do caderno multifuncional.

Esse modelo de caderno é indicado para alunos do ensino médio e do ensino superior, mas é recomendado apenas como um instrumento de suporte por causa das suas características.

Afinal, o caderno multifuncional se assemelha bem mais a uma grande carteira, por conter vários compartimentos. Porém, ele também tem um conjunto de grampos no centro, que servem para prender as folhas. 

Dessa forma, os alunos podem adicionar algumas folhas de anotação e carregar também cartões, lembretes e outros materiais num mesmo local.

Caderno agenda

Muito semelhantes aos cadernos universitários, os cadernos agenda são ideais para alunos do ensino médio, sobretudo aqueles que também trabalham ou que fazem cursos extracurriculares em paralelo ao ensino regular.

Isso porque nas folhas desses cadernos existem espaços para anotação de compromissos e lembretes, que podem ser bastante úteis para quem precisa conciliar mais de uma atividade.

Além disso, o caderno agenda tem uma proposta bastante sóbria e resistente, ideal para o dia a dia de estudos mais intenso.

Fichário

No fechamento do nosso artigo e dessa lista que sugere tipos de cadernos para usar no ensino médio, fazemos questão de apresentar o versátil fichário, que é muito famoso entre os jovens que estão finalizando o ensino básico e universitários.

Na verdade, o fichário não é um caderno propriamente dito, mas sim uma pasta onde as folhas podem ser fixadas em um grampo. Essa característica permite uma melhor organização dos conteúdos escritos, o que facilita o estudo.

Agora que você já conhece os principais cadernos para usar no ensino médio, defina qual é o tipo de caderno que mais atende às suas necessidades ou às necessidades do seu filho!

Botão Voltar ao topo