Medidor de leite

Medidores de leite: o que são e como usar

Existe uma frase de Edwards Deming, um grande gestor de qualidade, que diz que “não se gerencia o que não se mede”, e esta é uma verdade quando se trata de medir a quantidade de leite extraída em seu negócio.

Em tempos de incerteza e instabilidade no mercado dos negócios, é indispensável ser assertivo nas decisões e otimizar a forma de trabalho.

Há um pequeno sinal que acende o alerta dos produtores, que é a queda na produção do leite, o que pode impactar diretamente nos lucros e na produtividade, por isso é importante estar atento à saúde dos animais, ao local de ordenha, à forma como ela está sendo feita e em que pontos é possível melhorar e aprimorar o processo de coleta do leite.

Para isso é necessário medir diariamente a produção de cada animal, de forma individual, durante o momento da ordenha. E utilizando o medidor de leite esse controle se torna mais simples de ser feito e permite que o produtor saiba exatamente a quantidade de leite produzida por cada uma das vacas.

Tendo controle sobre a quantidade, ele saberá de que forma agir e tratar cada animal, alimentando melhor as vacas com baixa produção, por exemplo, a fim de evitar prejuízos que causem problemas maiores.

O que são medidores de leite?

O medidor de leite é um recipiente transparente capaz de medir com exatidão a quantidade de leite coletada no momento da ordenha.

A partir do medidor é possível transferir o leite para outro reservatório com muita facilidade. Ele mede a quantidade de leite em quilogramas, ou libras, e podem ser usados na ordenha de animais com alta e baixa lactação.

O que faz um medidor de leite?

O medidor de leite tem a capacidade de armazenar e medir a quantidade de leite em seu interior, e funciona da seguinte forma: a cada pulso feito pelo pulsador de ordenha, um jato de ar e leite passam pelo medidor, o que produz um filme de leite na tampa do recipiente, onde uma pequena quantidade vai para o tudo medidor e o restante vai para a tubulação da ordenhadeira.

A utilização do medidor não reduz a velocidade com a qual o leite é pulsado pela ordenhadeira.

Por que é importante usar medidores de leite?

A utilização do medidor de leite é importante pois permite um controle com exatidão da quantidade de leite produzida dia a dia. Com ele o processo de ordenha se torna mais organizado, e permite que seja feito um controle preciso e um acompanhamento  individual a cada animal.

Como limpar medidores de leite?

É importante fazer a higienização dos medidores de leite ao final de cada dia, para que ele esteja sempre pronto para o uso no dia seguinte. Faça uma pré-lavagem do recipiente com água fria para que os resíduos de leite sejam retirados, depois utilize um detergente específico para materiais de ordenha, e o dissolva em água morna.

Passe por todo o recipiente com a ajuda de uma esponja, e depois enxágue em água corrente. Deixe-o secar naturalmente ou utilize um pano limpo.

Modelos e marcas de medidores de leite

Existem atualmente vários modelos de medidores de leite no mercado, variando entre mecânicos e eletrônicos, cujos principais são:

Medidor mecânico – Milk Meter

O modelo possui baixa resistência ao leite, é feito de materiais altamente resistentes, tem uma medição de produção de até 40kg e seu frasco cônico permite que seja feita a leitura exata até em baixa produção, não possui furos pequenos – o que evita entupimentos -, mede ar e leite, e pode ser lavado em conjunto com a ordenhadeira.

Medidor eletrônico Open Way

O medidor eletrônico mostra em seu display, com apenas um clique, os litros por vaca e os litros totais de todas as vacas ordenhadas, possui precisão de 5%, seu painel digital é de fácil leitura e mostra os dados de coleta em tempo real, também pode ser lavado em conjunto com a ordenhadeira e possui baixo custo de manutenção.

Medidor de leite eletrônico BR Milk

O medidor BR Milk possui medição total e parcial da quantidade de leite coletada, sensor de indicação de contagem de células somáticas, caixa plástica ergonômica, sensor de medição do fluxo de leite sem restrição e com passagem livre, alerta na temperatura do leite, totalização da quantidade por ponto de ordenha, é de fácil instalação, manutenção e utilização,  e não necessita de cuidados diários com higienização.

Estes são alguns dos principais medidores de leite encontrados atualmente no mercado, e algumas das curiosidades sobre a funcionalidade e a importância de sua utilização por produtores de leite e seus derivados.

Compartilhe com seus amigos que possuem interesse no assunto ou que estão familiarizados com o universo da ordenha para que aprimorem seus conhecimentos sobre os medidores de leite.