Dores na panturrilha ao caminhar o que pode ser

Dores na Panturrilha ao Caminhar: O que Pode ser?

O exercício é um dos melhores amigos do corpo. Contudo, ao fazer isso, devemos tomar cuidado para não colocar a saúde em risco. No caso das pernas, por exemplo, pode ocorrer desconforto na panturrilha, uma dor que pode ser crônica e que tem suas próprias causas. Mas o que pode ser dores na panturrilha ao caminhar?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as dores na panturrilha ao caminhar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a panturrilha e onde ela está localizada?

A parte de trás da perna, que começa abaixo do joelho e se estende até o tornozelo, é chamada de panturrilha.

Você já a localizou? É aquela parte volumosa e carnuda que temos atrás das pernas. E tem essa forma porque é composta por dois músculos principais:

  • Gastrocnêmio (um grande músculo que se divide em duas partes comumente chamadas de “gêmeos”: a interna e a externa).

  • Sóleo (está atrás da gastrocnêmia e do tendão de Aquiles).

De fato, a panturrilha desempenha um papel vital quando se trata de caminhar e correr.

Portanto, a dor associada a ela pode ser devida a essas atividades. Assim, a dor crônica na panturrilha pode ser devida a:

O que pode ser dores na panturrilha ao caminhar?

A dor na panturrilha ao caminhar é o sintoma mais comum. De fato, a dor aumenta ao caminhar e diminui ao sentar-se ou esticá-la. Nos casos mais graves, pode haver doença arterial periférica que consiste em um estreitamento das artérias que diminui o fluxo sanguíneo.

Esta lesão causa dor na panturrilha, sensação de queimação ou fadiga muscular. Nos estágios iniciais, esses sintomas se reproduzem ao caminhar longas distâncias ou ao subir, mas em fases mais avançadas os sintomas podem aparecer cada vez mais rápido e podem doer mesmo em repouso. Neste último caso, recomenda-se ir ao médico.

Em suma, as dores na panturrilha ao caminhar podem ter causas diversas:

  • Distensão da panturrilha: Lesão causada por alongamento muscular, que causa uma sensação súbita de dor ou punção na área afetada.

  • Má circulação sanguínea: Geralmente afeta pessoas sedentárias ou idosos que não praticam atividade física. Pode deixar seus pés frios e desconfortáveis andando.

  • Varizes: As veias ficam inflamadas e causam uma sensação de peso e cansaço.

  • Celulite infecciosa: Essa é uma infecção na perna que causa dor intensa e vermelhidão na panturrilha.

  • Ruptura do tendão de Aquiles: Ocorre após trauma direto na perna ou calcanhar, ou após atividade física muito intensa. Pode haver dor na panturrilha, dificuldade para andar e dor ao pressionar o tendão de Aquiles.

Como aliviar as dores na panturrilha ao caminhar?

Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a aliviar as dores na panturrilha:

Descanse

É importante deixar o músculo relaxar. Depois, ele pode ser massageado e também é possível esticar pouco a pouco. Um fisioterapeuta pode te ensinar exercícios específicos.

Beba muita água e coma alimentos ricos em sódio e potássio

Eles podem ser frutas, vegetais, batatas, legumes, nozes, sementes, leite, iogurte, peixe, aves e grãos integrais. O potássio pode ajudar na coordenação muscular e o sódio ajuda no funcionamento dos músculos.

Faça compressa de gelo sobre a panturrilha por 15 minutos, várias vezes ao dia

Você pode experimentar compressas em sacos de gel. Sua vantagem é que ela tem um gel interno ativo, que retém e concentra a sensação de frio por mais tempo, prolongando o efeito de alívio.

Não pare!

Para funcionar da maneira que funciona, seu corpo coloca em movimento uma maquinaria complexa que ajuda você a chegar aonde quiser.

Nesse sentido, a panturrilha desempenha um papel vital na caminhada, corrida e realização de sua vida em geral. Cuidar disso e treiná-la é o mínimo que você pode fazer por suas pernas.

Como sempre, lembro que você deve contar com um especialista em saúde antes de tomar qualquer decisão relacionada ao seu bem-estar.

Gostou de saber mais sobre as dores na panturrilha ao caminhar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!