Ocupacionais e acidentes de trabalho

5 Maneiras de reduzir riscos ocupacionais e acidentes de trabalho

O que todo trabalhador deseja é sair para trabalhar e voltar para casa ao final do dia como foi, por isso é importante diminuir os riscos ocupacionais e acidentes de trabalho.

Do mesmo modo, a empresa também não deseja que nada de pior ocorra a seus funcionários, vez que um depende do outro para funcionar.

Além disso, pensando pelo lado da lei, há consequências trabalhistas para os casos de acidentes de trabalho com os funcionários se descumprido a mesma.

Portanto, é importante dar algumas dicas de como se pode evitar ou diminuir os riscos de acidente de trabalho.

Utilizar EPIs podem reduzir riscos ocupacionais e acidentes de trabalho

Utilizar os EPIs é a dica principal para que se evite os riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, tendo em vista que foram criados para isso.

Ou seja, o Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi criado para garantir a segurança do trabalhador nos momentos que não é possível realizar barreira física.

Desse modo, sua função é evitar ou diminuir os efeitos do acidente de trabalho e por essa razão devem ser trocados com frequência, assim como ter sua manutenção.

Portanto, se for verificado que aquele equipamento não está mais em condições de uso, deve-se trocar o mesmo o mais rápido possível.

Isso ocorre porque com o desgaste do equipamento o mesmo deixa de ter sua função inicial, podendo não funcionar.

Desta forma, para as empresas que tenham em risco de atividade a saúde do seu empregado, o EPI é um objeto essencial na rotina dele.

Dentre os equipamentos, é possível destacar:

  • Luvas de proteção 
  • Abafador de ouvido
  • Capacete de segurança
  • Protetor de ouvido
  • Respirador de segurança
  • Cinto de segurança
  • Óculos de proteção
  • Máscara de proteção
  • Botas especiais, dentre outros

Ou seja, mesmo que mude de empresa para empresa, tudo aquilo que se enquadra no uniforme para proteger o funcionário se encaixa em equipamento de proteção individual.

Portanto, se torna valido todos os meios de proteção e redução de riscos à saúde de todos envolvidos na área de trabalho.

Treinamentos e atuação diante de situações de risco

É muito importante para reduzir riscos ocupacionais e acidentes de trabalho que as empresas pratiquem com seus funcionários a segurança no trabalho.

Isto é, deve-se oferecer atividades que mostram esse fim aos empregados de como o trabalho deve de fato ser realizado.

Além disso, antes de mais nada se deve analisar as áreas de risco e apontar em quais momentos podem ocorrer o perigo a saúde do empregado.

Em outras palavras, é interessante que a empresa faça atividades de treinamentos como se de fato aquele perigo estivesse ocorrendo, para saber como agir.

Esse caminho fará com que se o acidente de trabalho ou o risco de perigo ocorra um dia, os funcionários saibam como agir diante deles.

Pode ser fundamental ter uma instrução nesses momentos, já que está em risco a vida e a saúde de pessoas que ali trabalham.

Realizar a manutenção preventiva pode reduzir riscos ocupacionais e acidentes de trabalho

Uma dica muito importante no momento de se analisar riscos ocupacionais e acidentes de trabalho é ver como está a situação dos aparelhos e equipamentos utilizados.

Ou seja, tudo aquilo que se usa com certa frequência tende a se gastar com tempo, não fazendo mais a sua função inicial.

Além disso, há a perda do equipamento mas essa não é a maior preocupação, vez que o seu desgaste pode gerar riscos de um acidente de trabalho.

Por essa razão é necessário que seja feito a manutenção preventiva de todos equipamentos e aparelhos utilizados pela empresa de tempo em tempo.

Desse modo, manterá a saúde dos aparelhos que irão durar mais e conservará a saúde e a vida do empregado que o utiliza.

Capacitação e reciclagem

É certo que um ambiente limpo e organizado dá muito mais segurança e um bom desempenho do trabalho.

Por esse motivo, manter a reciclagem, o cuidado com o meio ambiente e o local de trabalho facilita na redução dos riscos ocupacionais e acidentes de trabalho.

Um empregado pode manter o ambiente organizado e não desperdiçar os produtos que podem ser aproveitados de novo com segurança, gerando lucro.

Além da parte financeira, a pessoa irá aprender a cuidar do local de trabalho e tomar cuidado com as ações que envolvem possíveis riscos.

Portanto, é interessante para a empresa dar palestras, cursos, dentre outros, para que o funcionário saiba cuidar do seu ambiente.

Garantir os direitos pode reduzir riscos ocupacionais e acidentes de trabalho

Em suma, garantir os direitos que estão em lei pode ser importante para manter a saúde do empregado e o local de trabalho em perfeitas condições.

Desse modo, o empregado deve usar de modo correto o seu intervalo entre jornadas de trabalho, intervalo de almoço, bem como utilizar os EPIs.

Isso ocorre pois ao se manter a jornada correta de trabalho, significa que o empregado está tendo o tempo necessário para descansar.

Ou seja, com um bom descanso há muitas chances de se diminuir os riscos ocupacionais e acidentes de trabalho.