Palhetas de carro

5 cuidados que você deve ter com as palhetas do seu Automóvel

As palhetas do carro são obrigatórias para um veículo limpo e principalmente seguro. Há uma variedade de marcas disponíveis no mercado. A qualidade dos produtos pode variar e também o material de cada uma.

É muito importante você manter em dia a qualidade desse artigo de segurança do seu carro, pois é ele quem vai manter uma boa visibilidade no para-brisa do seu veículo.

Neste artigo vamos te ajudar a entender mais sobre esse item de segurança e vamos te mostrar como você pode cuidar dele da forma correta.

O que são palhetas automotivas?

As palhetas automotivas são itens de segurança, que possuem o objetivo de eliminar sujeira e água dos vidros, para que você possa ter uma boa visibilidade da estrada.

Sem as palhetas automotivas você poderia ficar à mercê desses fatores, levando a riscos de acidentes.

Para o que servem as palhetas automotivas?

Como mencionamos, as palhetas automotivas são úteis para manter o para-brisa sempre limpos, proporcionando a visibilidade adequada.

Esse é considerado um artigo de segurança, pois sem o uso adequado e sem a manutenção das palhetas, elas podem falhar e em situações de chuvas, a sua visibilidade pode ficar muito baixa, levando a acidentes.

Por que cuidar das palhetas automotivas?

Cuidar das palhetas automotivas é importante para manter seu para-brisa limpo e claro. Você deve limpar suas palhetas de limpador com álcool a cada poucos meses para manter sua eficácia.

Para evitar danos causados pelos raios duros do sol, você deve sempre estacionar seu carro à sombra. Ao fazer isso, você protegerá seu para-brisa dianteiro e suas palhetas de limpador, e seu carro durará mais tempo.

Limpar as palhetas automotivas  regularmente as manterá na condição superior e prolongará sua vida útil. Tudo o que você precisa é de um pano limpo e esfregar álcool. 

Depois de limpar as palhetas, você pode aplicar uma camada fina de fluido de lavadora de pára-brisa para os juncos para remover qualquer óleo e sujeira restantes.

Usando um pano molhado para limpar as palhetas ajudará a remover qualquer excesso de sujeira que possa 

estar nas lâminas.

Cuidados que você deve ter com as palhetas do seu Automóvel

Para aumentar a vida útil das palhetas do seu para-brisa, é importante ficar atento a alguns cuidados importantes que você deve ter.

Atente-se a trepidações ou ruídos da peça

Você precisa ficar atento a trepidações ou ruídos na sua palheta de para-brisas, pois isso pode indicar que ela está com folga ou desgaste. Sendo necessário realizar o aperto, ou até mesmo a troca da peça.

Mudar as palhetas no para-brisas do carro é um processo simples, e isso não requer muito esforço.

Você pode substituí-los seguindo alguns passos fáceis. Depois de removê-los da embalagem, você precisa posicionar os braços. Depende do tipo de conexão que suas palhetas têm.

Alguns carros usam uma conexão de fenda de gancho, onde uma guia é suspensa no centro de um longo orifício retangular.

Se os novos limpadores se encaixam perfeitamente, você pode simplesmente ligar a manivela e pressionar o botão de liberação para fechar o mecanismo.

Verifique o escoamento da água

Outra coisa importante é verificar como está o escoamento da água. Observe se as borrachas das palhetas estão em bom funcionamento. Se o escoamento não estiver adequado, é provável que as palhetas estejam ressecadas.

Confira e evite que hajam riscos no para-brisas

Os riscos no para-brisas de um carro podem dificultar o bom funcionamento das palhetas do automóvel. Além disso, riscos também podem danificar o seu pára-brisa com o tempo. Por isso, evite e cuide dos riscos do para-brisas do seu carro

Cuidado com os produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza podem danificar as palhetas do pára-brisas. Por isso, evite produtos abrasivos para limpar essa região do carro. O ideal é limpar esse item com limpador de vidros ou com sabão neutro e água, para que ele possa ser conservado por mais tempo possível.

Troque as palhetas do pára-brisas

Por mais que você tenha cuidado com as palhetas do seu automóvel, é importante trocar com uma certa regularidade este item de segurança.

Você deve mudar as palhetas a cada seis meses. As novas palhetas devem ser substituídas quantas vezes forem antigas. Depois de seis meses, você deve comprar novas palhetas.

Você pode limpar as palhetas usando o limpador de vidro automotivo ou a água. Isso as ajudará a durar mais tempo. Também garantirá que as palhetas  estejam em boas condições. Você também deve evitar o estacionamento ao sol.

Esperamos que as informações abordadas aqui te ajudem a manter itens de segurança com as palhetas do seu automóvel, sempre bem cuidadas, pois isso é vital para garantir a sua segurança e também a segurança de todos que estiverem no seu carro e à sua volta.