Como cortar unha corretamente

Como cortar as suas unhas da maneira correta?

As unhas são uma parte do nosso corpo que nunca vai parar de crescer, inclusive após a nossa morte. Por esse motivo, devemos constantemente estar cortando-as, já que nem sempre as unhas grandes são tão agradáveis.

Mas, preste atenção, pois cortar a unha do jeito certo vai evitar alguns problemas que você, com certeza, não vai querer ter. infelizmente, não nascemos com nenhum instinto que nos leve automaticamente a cortar as unhas da maneira correta.

E é por isso que eu estou aqui para te ajudar e te ensinar como cortar as suas unhas da maneira correta e porque isso é tão importante. Confira.

Existe maneira correta de cortar as unhas?

Sim, existe. E essa maneira correta vai te ajudar tanto a manter seus pés saudáveis quanto a evitar que a unha acabe encravando. E quem já teve uma unha encravada sabe do que eu estou falando.

Muita gente corta as unhas até o limite que o cortador chega, às vezes mais, o que pode machucar parte do dedo e deixar aquela área exposta a fungos, por exemplo. Sem contar que cortar tanto assim vai contribuir para o crescimento anormal das unhas.

Uma forma de evitar isso é sabendo o limite que suas unhas podem ser cortadas e evitando passar dele.

Quais as consequências de cortar as unhas da maneira errada?

Uma consequência bastante evidente é a unha encravada, que por si só causa desconforto e dor suficiente. Outro problema que pode se tornar bem sério é quando o corte da unha alcança a carne.

Nesses casos podemos ter múltiplos problemas como a queda da unha e a proliferação de fungos e surgimento de infecções e até bactérias. Se apenas a retirada da cutícula nos deixa expostos a doenças, imagine a falta de uma unha.

 Por que evitar?

Existem algumas atitudes a se evitar na hora de cortar a unha, seja você mesmo ou um profissional que lida na área. Por exemplo, o compartilhamento de cortadores.

É inegável afirmar que o cortador de quem está cortando a unha esteja 100%, esse pequeno objeto pode carregar diversas doenças que, por um deslize, um beliscam, podem te infectar.

Um desses problemas é a transmissão de uma doença bastante conhecida e temida, a hepatite. Sempre opte por utilizar o seu alicate e evitar compartilhamentos.

Dicas para manter suas unhas saudáveis

Mesmo que pareça estranho que algo tão pequeno tenha tanto impacto sobre nossa saúde, pode acreditar que uma única unha pode impedir que uma série de doenças te prejudique. Para continuar mantendo a saúde, vamos entender como cuidar das nossas unhas.

Higiene

Antes de tudo, vem o corte, como já foi dito anteriormente. Após cortar a unha, lixe os cantos, deixando-a com um aspecto de arredondada, mas não redonda demais. Fazemos isso para evitar que quebrem devido às pontas.

A cutícula também deve ser tratada no processo de higiene, por exemplo, aplicar um pouco de óleo de rícino vai ajudar na limpeza e na hidratação, também auxilia no afastamento de fungos que podem vir a se formar na unha.

Cosméticos

O óleo de rícino é o cosmético mais conhecido, seja para pele, cabelo ou unhas. Essa planta medicinal tem grandes propriedades de limpeza e combate a doenças. Nas unhas, fortalece e hidrata, o que também ajuda a unha a crescer mais forte e mais rápido.

Para quem pinta as unhas, alguns cuidados são bem-vindos, por exemplo, evitar utilizar removedores de esmalte que tenham acetona na composição. Utilizar produtos tipo esmalte que aja como protetor da unha ajuda também.

Hidratantes

A hidratação das unhas é um enorme passo em busca de uma vida mais saudável. Existem cremes e hidratantes próprios para pele, mãos e unhas, e esses simples produtos têm um grande impacto na saúde das suas unhas.

Quando as unhas ressecam, podemos observar rugas, fraqueza e manchas, inclusive, alguns cremes para mãos agem criando uma espécie de barreira protetora, impedindo que impurezas se alojem nas suas unhas.