Quanto ganha um piloto de drone no Brasil?
Se você está interessado no lado profissional dos drones, certamente se perguntou quanto ganha um piloto de drone no Brasil.
Em primeiro lugar, você precisa saber que, quanto mais conhecimento tiver, mais poderá cobrar por seus serviços. Por isso, fazer um curso de piloto de drone é uma boa decisão.
Por isso, dizer exatamente quanto ganha um piloto de drone no Brasil é difícil. Varia, de fato, dependendo do profissional, seu conhecimento e seu equipamento.
Contudo, vamos tentar esclarecer e passar uma base para você!
Quanto ganha um piloto de drone no Brasil?
Como dito na introdução desse artigo, o salário de um piloto de drone vai variar muito.
Contudo, é possível dizer que a grande maioria dos profissionais ganham acima de 10 mil reais por mês.
Isso porque, além de ser uma área nova, com poucos profissionais qualificados, as áreas de atuação estão se tornando mais amplas e, consequentemente, a demanda maior.
Em quais áreas um piloto de drone pode atuar?
Fotografia e videografia
Essas duas áreas foram as primeiras a exigir o trabalho de um piloto de drone. Ainda hoje você pode encontrar muitas oportunidades de carreira fazendo trabalho de foto e vídeo:
- Fotografia aérea: bancos de fotos, eventos, imagens corporativas e de empresas, municípios e instituições públicas, imóveis, publicidade, promoções, trabalhos de impressão, etc.
- Videografia aérea: gravação de filmes e documentários, vídeos publicitários, gravações audiovisuais com tecnologias de ponta, vídeos de eventos, vídeos corporativos, para diferentes instituições, relatórios publicitários, vídeos aéreos para companhias de seguros, etc.
Ciência e tecnologia
A inclusão de drones na Ciência e Tecnologia tem sido um grande avanço na coleta de dados e no monitoramento das áreas a serem analisadas.
Além de reduzir consideravelmente os custos, as empresas que contratam pilotos de drones para realizar esses trabalhos estão dando passos gigantescos no avanço de novas descobertas.
O trabalho do piloto de drones neste setor ajuda no desenvolvimento de tarefas como estas:
- Geologia e topografia.
- Drones com câmeras de imagem térmica e/ou câmeras multiespectrais para inspeção de painéis solares, inspeções agrícolas ou industriais.
- Estudos climáticos e meteorologia: o uso de drones em fenômenos meteorológicos de difícil acesso, como tempestades ou tornados, ajuda muito a melhorar o conhecimento sobre esses episódios climáticos.
- Ciências forenses: a cartografia fornecida por um drone que voou sobre uma área específica ajuda a reconstruir os eventos que ocorreram no local de um acidente ou até mesmo de um crime.
Vigilância e resgate
Os drones são muito úteis para tarefas de monitoramento, especialmente quando se trata de inspecionar áreas muito grandes de terra.
Além de economizar muitos custos, os voos com drones fazem esse trabalho de inspeção em um tempo muito curto.
Por outro lado, o controle de áreas específicas com drones ajuda nas tarefas de resgate.
Especificamente, os drones que monitoram áreas marítimas são adaptados às condições climáticas do mar e carregam flutuadores para ajudar potenciais vítimas.
As empresas perceberam a redução de custos e tempo que os drones proporcionam. Trabalhar como piloto de drone nessas tarefas pode levá-lo a realizar todas estas atividades:
- Monitoramento florestal
- Prevenção de incêndios
- Supervisão rodoviária
- Segurança no trabalho
- Vigilância perimetral
- Ajuda contra incêndio
- Ajuda de emergência
- Resgate marítimo e terrestre
- Proteção civil
Agricultura
A agricultura é um dos setores que precisa de mais empregos com drones. O fato é que o avanço da tecnologia neste setor em mudança beneficiou muito o uso de pequenas aeronaves e, portanto, o trabalho para pilotos de drones.
Aqui estão alguns exemplos do que você pode fazer trabalhando como piloto de drone na agricultura:
- Controle de pragas e fumigação.
- Controle de culturas através de fertilizantes e pesticidas: a precisão com que você pode fumigar os campos a partir do controle e pilotagem de um drone tem sido um grande avanço para a conservação de culturas que não estão danificadas, afetando apenas a área a ser tratada.
- Controle da temperatura do solo.
- Controle de doenças nas plantas graças ao monitoramento das culturas que você pode fazer com um drone.
- Monitoramento de irrigação.
Engenharia e meio ambiente
O uso de drones no setor de Engenharia e Meio Ambiente envolve coleta de dados, amostragem e medições em áreas geográficas muito grandes. Aqui você também pode encontrar muitos empregos como piloto de drones, como estes:
- Controle de Cadastro.
- Inspeções de construção.
- Revisão das linhas de energia.
- Controle de pragas em áreas rurais.
- Detecção de holofotes com altas temperaturas.
De fato, o uso de drones está sendo intensificado nesse setor pelo fato de reduzir os riscos da obra.
Conclusão
Se você está começando na área, não se esqueça que o conhecimento pode levar você mais longe. Por isso, busque se profissionalizar e estar atento as novidades do mercado.
Além disso, como todos os equipamentos possuem um alto valor, é fundamental organizar suas finanças pessoais para poder fazer o investimento correto.