FACEBOOK ANALYTICS DESAPARECERÁ A PARTIR DE JUNHO DE 2021
Com uma postagem escassa no Facebook for Business, a conhecida mídia social de Mark Zuckerberg anunciou que, a partir de 30 de junho de 2021, o Facebook Analytics será descontinuado.
Até essa data, os usuários têm a oportunidade de acessar os relatórios e dados da plataforma e baixar gráficos e tabelas para seus dispositivos.
O anúncio repentino surpreendeu muitos gerentes de mídia social e profissionais de marketing, que também contaram com essa ferramenta de rastreamento para desenvolver e implementar suas estratégias de marketing digital.
Com este pequeno artigo tentaremos entender o que é o Facebook Analytcs, investigar os motivos do seu descarte e, por fim, descrever as possíveis alternativas.
O QUE É O FACEBOOK ANALYTICS
O Facebook Analytics foi introduzido em 2018 como uma tentativa de responder ao muito famoso Google Analytics.
Assim nasceu a primeira plataforma de análise integrada às mídias sociais de Zuckerberg , que aumentou massivamente a quantidade de dados até então oferecidos apenas pelo Facebook Insights.
O Facebook Analytics permitiu que os gerentes de marketing filtrassem clientes em potencial com base em características demográficas (idade, sexo, nacionalidade etc…) e psicográficas (interesses, opiniões, estilo de vida etc…), para avaliar como eles interagiram com o site e as páginas sociais da empresa e assim analisar o funil de vendas (ou seja, os vários passos dados pelo consumidor até a compra).
Para atender a essas (e outras) necessidades, a plataforma disponibilizava gráficos, tabelas e relatórios de fácil leitura, mas que precisavam ser interpretados corretamente para implementar suas estratégias de negócios.
POSSÍVEIS MOTIVOS PARA O CANCELAMENTO DO FACEBOOK ANALYTICS
No comunicado de imprensa oficial , nenhuma indicação é dada para entender as razões do desinvestimento de uma plataforma relativamente jovem. Portanto, só é possível apresentar algumas hipóteses.
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O mais credível, também por razões de proximidade temporal, parece derivar da atualização do iOS 14.Com esta atualização, a Apple tentou proteger melhor a privacidade de seus usuários, exigindo que eles consentissem explicitamente no monitoramento de seus dados pelos aplicativos. Isso pode ter afetado negativamente ferramentas como o Analytics que faziam uso extensivo de pixels (pedaços de código inseridos em sites que monitoram o comportamento das pessoas que os acessam) para fins de rastreamento.
Assim, o Gigante de Menlo Park pode ter preferido eliminar a ferramenta a adaptá-la a esses novos paradigmas de privacidade.
Segundo muitos especialistas, no entanto, o motivo é mais trivial: o Analytics foi cancelado simplesmente porque não foi particularmente utilizado, especialmente nos Estados Unidos, preferindo outras ferramentas de análise como Amplitude ou Mixpanel.
AS ALTERNATIVAS AO FACEBOOK ANALYTICS
No post de encerramento, o Facebook oferece três ferramentas alternativas ao Analytics :
- Gerenciamento de anúncios
- Gerenciamento de eventos
- Pacote de Negócios do Facebook
Acima de tudo, esta última parece ser a ferramenta na qual o Facebook quer investir mais esforços, proporcionando às pequenas e médias empresas uma interface única e abrangente para gerir as contas das empresas do Facebook e Instagram e obter dados detalhados sobre o público de referência.
Além das alternativas “oficiais” propostas pelo Facebook, inúmeras ferramentas já estão disponíveis há algum tempo (como, por exemplo, AgoraPulse, Komfo e Sociograph), já amplamente utilizadas por especialistas em marketing digital, que permitem desempenhar as mesmas funções da plataforma Analytics.