Fatores Onpage: Como Reestruturar um Site Corretamente

Fatores Onpage: Como Reestruturar um Site Corretamente

Muitas vezes, o título da página pode ser considerado um assunto de menor importância na construção de um site, porém esse é um dos itens mais relevantes dentre os Fatores Onpage da otimização de sites, no que diz respeito a aumentar o posicionamento do site no ranqueamento das pesquisas Google.

Para construir anúncios mais impactantes ao consumidor, uma vez que o título é responsável pela “primeira impressão” do cliente sobre o que se vais dizer, colocamos algumas dicas educacionais sobre como ser lembrado pela pessoas e não fazer do site uma mera vitrine sem visitas.

Fatores Onpage Essenciais

Ter um site bem colocado é sinônimo de visitas e possivelmente vendas constantes. Porém, não é só criar um domínio e ter uma hospedagem veloz que isso se tornará realidade.

De tal maneira, você deve adotar certas diretrizes de otimização em sua página para que seja visto pelo Google e pelas pessoas mais adequadas ao seu negócio. Vamos a elas?

Otimizando o título da página

Mesmo que não se refira especificamente ao conteúdo direcionado, o título de página deverá introduzir os aspectos gerais do site e, numa proposta de otimização de sites, terá o papel de expressar os conceitos fundamentais da página.

É no título de página que irão aparecer as palavras-chave mais fortes que se pretende ranquear, sendo essas a ferramenta para tornar o site mais relevante em pesquisas.

Logo, na criação de um título de página, as palavras-chave, além de possuírem força de ranqueamento, devem também se referir à proposta geral do site.

Caso esse equilíbrio não se estabeleça, a empresa corre o risco de alcançar usuários que não necessariamente se interessam pelo produto ou serviço oferecido pela página, trazendo um aumento na densidade de tráfego, porém sem conversão em fechamento de negócios.

Heading Tags

As Heading Tags são recursos de otimização de sites utilizados para melhorar a clareza na estrutura e organização de textos, títulos e subtítulos de um site e facilitar a sua identificação pelos motores de busca.

Através das Heading Tags os conteúdos de uma página podem ser classificados em níveis de importância, criando certa hierarquia entre os textos publicados, como mais ou menos importantes para os objetivos de um site.

Essa hierarquização é identificada e interpretada pelos algoritmos de ranqueamento dos mecanismos de busca.

Existem seis Heading Tags disponíveis para hierarquização, classificadas em H1, H2, H3, H4, H5, e H6, sendo a H1 interpretada como a de maior importância em uma página.

É preciso que os textos contidos nas Heading Tags sejam chamativos e interessantes para despertar curiosidade no usuário, e possuam variações das palavras que se queiram ranquear nos sites de busca.

Meta Description

As Meta descriptions são os textos exibidos nas segunda e terceira linhas, logo abaixo do título, em um resultado na página de pesquisas do Google.

Os textos da Meta Description não são identificados pelos mecanismos como fatores de ranqueamento e, consequentemente, não tem uma relevância direta no posicionamento do site.

Ela deve ser utilizada para chamar a atenção do usuário nos resultados das buscas.

Nela, você precisa inserir um texto atrativo, para chamar a atenção do cliente, fazendo com que ele prefira clicar no seu site ao invés do seu concorrente. Se a Meta Description contiver as palavras-chave da pesquisa, terá seus termos destacados em negrito, aumentando a probabilidade de consumidor acessar o site.

Otimizar Imagens

O Google ainda não consegue visualizar uma imagem e classifica-la com exatidão, atribuindo a um tema especifico. Dessa forma, as otimizações em imagens devem ser feitas de outras formas, são elas:

Nome do arquivo: O nome img_25.jpg não diz ao Google qual o teor dessa imagem, para isso você pode substitui-la pelo nome que ela representa, por exemplo, otimizacao-de-sites.jpg.

Dessa forma, eu digo ao Google que essa imagem se refere ao tema de SEO. A configuração onpage são realizadas em diversos pontos, e não podemos deixar passar nenhuma oportunidade.

Tag ALT: Essa tag tem a função de dizer o tema que a imagem possui. Essa tag tem funções além da otimização de site, ela serve para que programas que interpretam sites para deficientes visuais possam saber qual o teor da imagem.

Além da otimização do ponto de vista técnico, sempre é recomendável imagens bem montadas e que chamem a atenção de quem as vê. Em um dos nossos posts, falamos como configurar as imagens no Canva.

Otimização de Url’s

Ao planejar boas campanhas de otimização de sites através de fatores Onpage, é preciso atentar-se aos detalhes. Assim como na composição das imagens, é preciso pensar na composição das Url’s da página de uma empresa, de modo a pareá-las cada vez mais aos termos pesquisados na internet.

Em vez de www.empresa.com.br/home, por exemplo, pode-se utilizar www.empresa.com.br/otimizacao-de-sites-sp, como forma de garantir em todos os detalhes uma alta relevância do seu site às pesquisas Google.

Conclusão

Deixamos algumas dicas importantes no que tange a fatores onpage do seu site. Independentemente da finalidade, estar bem colocado no Google é essencial dentro de um planejamento estratégico de marketing digital.

Qual foi a sua experiência com as melhorias que trazemos aqui no blog? Deixe seu comentário!

One thought on “Fatores Onpage: Como Reestruturar um Site Corretamente

  1. I have recently started a blog, the info you offer on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work. Felecia Adler Danita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 8 =