Jardinagem

Jardinagem: 10 dicas para um jardim mais bonito

Jardinagem é bastante difícil sem conhecimento. Por isso, vamos dar 10 dicas para um jardim mais bonito nessa matéria completa sobre o assunto. Sempre abordando desde os temas mais básicos até os mais avançados. Portanto, confira até o final e tenha uma ótima leitura.

Vamos começar com o básico falando sobre os materiais e primeiros passos que você precisa ter. Dessa forma, independente do valor que você vai investir na construção deste jardim ou em sua manutenção, é necessário ter esses elementos abaixo:

  • Ferramentas necessárias
  • Sementes boas
  • Pedras
  • Planejamento

1. Ferramentas necessárias

Algumas ferramentas são extremamente importantes para começar ou manter o seu jardim bonito. É interessante que você vá comprando aos poucos. Adquirindo as mais importantes primeiro e em seguida as demais ferramentas que vamos falar. Veja a lista abaixo por ordem de importância:

  1. Escardilho (Muitas vezes chamado também de Ancinho)
  2. Pá (Compre de acordo com o tamanho dos seus vasos)
  3. Luvas para jardinagem (Evitando espinhos, reações alérgicas e sujeiras)
  4. Arrancador de inço (Para tirar ervas daninha principalmente)
  5. Tesoura de poda (Para retirar os galhos velhos)
  6. Borrifador (Para regar perfeitamente as plantas, assim como a chuva)
  7. 2. Sementes de boa qualidade são essenciais

Sementes de boa qualidade são essenciais para que suas plantas cresçam bem. Portanto, não é interessante economizar o seu investimento nesse elemento. Plantas bem desenvolvidas precisam sim de cuidado, mas também devem possuir uma origem de qualidade acima de tudo.

  • 2. Pedras: Lindas e funcionais

Todo jardim bonito possui pedras, não é verdade? As pedras têm uma versatilidade única por existir inúmeros tipos. Além disso, você pode colocar os mais variados tipos fazendo desenhos diferentes.

As pedras, ainda conseguem ser funcionais porque ajudam o seu jardim a ter menos manutenção. Afinal, as pedras não precisam de nenhum cuidado como as plantas.

  • 3. Planejamento

Para finalizar esse tópico de primeiros passos, precisamos falar sobre o planejamento. Planejar a área bem como os elementos que você pode colocar lá são essenciais para definir um padrão e quanto será usado de investimento.

Baseado no espaço que você possui na sua casa e no valor do seu investimento, você consegue definir se quer um jardim bonito e barato ou um jardim bonito e completo. Não existe certo ou errado nesse caso. Dessa forma, você pode muito bem investir um pouco agora e decorar mais no futuro.

  • Jardinagem: 3 dicas para um jardim bonito, barato e minimalista

Agora que você já sabe o que é necessário para começar, vamos dar 3 dicas para um jardim bonito e barato para sua casa. Dessa forma, as visitas vão se impressionar e será um ambiente com o seu estilo para toda a família aproveitar.

  • 1. Escolha plantas menores

Imaginamos que o seu jardim será pequeno. Portanto, é interessante que você escolha as plantas pequenas. Abaixo vamos adicionar uma pequena lista sobre algumas plantas que são muito bonitas, mas não crescem muito e é ideal nesse caso.

  • Suculentas
  • lírio da paz
  • Onze-horas
  • filodendros
  • Ixora
  • violeta
  • Pacová
  • Asplênio

2. O tapete de grama sintética pode ajudar bastante

Um tapete de grama sintética pode assustar muita gente, mas ele realmente vai ficar lindo no seu jardim. Afinal, se o objetivo é não investir muito é interessante pegar os elementos que realmente vão fazer diferença no visual do seu jardim.

Imagine, um tapete de grama sintética junto de algumas pedras e seus vasos com suas plantas favoritas. O seu jardim está quase pronto, não é verdade?

  • 3. Jardinagem: Continue pesquisando para melhorar seu jardim

Para finalizar esse tópico vamos dar talvez a dica mais importante. Dessa forma, é sempre importante continuar pesquisando sobre jardinagem. 

Não apenas nos livros ou em matérias completas como essa, mas principalmente conversando com pessoas que estão fazendo a mesma coisa.

Entre em um grupo sobre jardinagem em uma rede social. Compartilhe e troque experiências para sempre melhorar seu jardim. Não só na parte de decoração, mas no cuidado de suas plantas.

  • Jardinagem: 3 dicas para um jardim bonito e completo

Para finalizar a nossa matéria vamos dar mais 3 dicas para um jardim realmente completo e bonito. Sempre lembrando que algumas dicas anteriores também podem ser usadas se você tem um espaço maior ou quer investir mais no seu jardim.

  • 1. Faça um investimento em plantas mais variadas

Além das plantas que já falamos anteriormente, é interessante investir em espécies mais variadas. Como as samambaias, primaveras, cactos, trepadeiras, arbustos e principalmente as árvores frutíferas.

  • 2. Tenha também um jardim vertical

Um jardim vertical é uma maneira muito interessante de ter ainda mais plantas. Apesar de ser necessário um sistema de rega dedicado, o jardim vertical dá realmente uma sensação de imersão no verde do seu jardim e fica lindo.

  • 3. Invista em elementos para decoração

Como falamos no tópico anterior, é interessante pesquisar bastante sobre jardinagem. Nesta pesquisa, provavelmente você vai encontrar outros elementos de decoração como uma fonte, figuras religiosas, elementos em madeira e muitos outros.

Gostou da nossa matéria completa sobre jardinagem: 10 dicas para um jardim mais bonito? Comente abaixo qual sua dica favorita.