Construção CivilNegóciosSaúde e Bem EstarServiços

Quais as principais condições impeditivas para trabalho em altura

Hoje nós vamos conhecer quais são as principais condições que podem acabar impedindo que seja feito um trabalho em altura, de acordo com o curso nr35. Tratamos desse assunto anteriormente, conhecendo como funciona a Norma Regulamentadora 35 e porque ela é tão importante. Mas, de fato, existem algumas coisas que podem ser impeditivas nessa questão.

Sendo assim, nós vamos conhecer hoje algumas dessas condições que podem acabar agregando pro seu conhecimento. Espero que você fique conosco até o final pra conhecer tudo sobre o assunto. Caso fique alguma dúvida, não se esqueça de deixar o seu feedback abaixo, assim que possível estaremos respondendo todas as questões. Vem com a gente!

Enfim, se você é novo aqui no nosso site, eu te desejo as boas-vindas. Estamos buscando melhorar cada vez mais os nossos serviços para melhor atender a todos vocês. Fique à vontade para conhecer o nosso trabalho lendo os nossos posts anteriores. Você vai encontrar muita coisa boa por lá. Compartilhe com todos os seus amigos e familiares, pode ser útil pra eles também!

Desse modo, creio que a gente já pode ir direto ao assunto, certo? Desejo a você uma boa e agradável leitura. Deixe seu comentário pra que a gente saiba como podemos melhor atender a todos vocês. Vamos lá!

Curso nr35 e seus detalhes

É muito importante que você conheça o curso nr35 se você quer começar a trabalhar em altura. Isso porque ele é o regulamento que te garante segurança em todos os sentidos. É muito mais do que importante você conhecer as suas responsabilidades e as responsabilidades daquele que está te contratando. Então, fique com a gente até o final pra você conhecer melhor sobre isso.

De fato, existem condições impeditivas que podem acabar tendo de interromper os trabalhos. Vamos listar cada uma dessas condições para que você conheça todas de perto. Primeiramente, caso esteja com ventanias muito fortes, acima de quarenta quilômetros por hora, e você esteja trabalhando por conta, o serviço deve cessar imediatamente.

Em segundo lugar, é até possível que o seu empregador consiga uma autorização para que você trabalhe nessa condição, mesmo com ventania. Porém, existem requisitos que precisam ser vistos. E, primeiramente, é preciso justificar porque não dá pra adiar os serviços. Tudo isso por meio de documentos assinados pelo empregador.

Em segundo lugar, o empregador deve elaborar um documento chamado Análise de Risco, tudo conforme o curso nr35. Nesse documento deve constar as avaliações de riscos, as causas, as consequências e também as medidas de controle. Deve vir anexado junto da justificativa que citamos acima. Em terceiro lugar, é preciso adotar medidas mais seguras para que seja aceito.

Ou seja, o empregador precisa se responsabilizar em implementar mais medidas que possibilitem que as atividades sejam feitas. Caso contrário, a atividade deve ser suspensa. Tenso, né, gente?! E tudo isso deve ser feito sob o olhar de um supervisor, para garantir que tudo seja feito de acordo com o curso nr35. Sem muitas papas, essas são as condições impeditivas para quem trabalha com altura.

Glossário conforme a norma

Existe um glossário que te ensina todo o vocabulário necessário para se trabalhar com altura. Isso porque existem diversos nomes técnicos que são usados apenas nesse ramo. Então, nós vamos conhecer alguns dos principais. Começando pelo absorvedor de energia, que é uma ferramenta que limita a força do impacto que é transmitida pelo trabalhador. Essa é a primeira.

Em segundo lugar, temos a Análise de Risco, que é aquele documento que nós também conversamos acima. Ele é uma avaliação de todos os riscos, causas, consequências e medidas de controle. Ou seja, ele é um planejamento para que todas as situações desagradáveis sejam evitadas.

Em seguida, temos a ancoragem estrutural, que é também um documento que fica fixado de maneira permanente na estrutura. Nele, um dispositivo de ancoragem, ou até mesmo um EPI pode ser conectado nela. Outro muito complexo, mas que na verdade nem é, só o nome que parece ser, é o cinturão de segurança tipo paraquedista. Esse é um equipamento muito interessante.

Ele funciona como uma proteção individual em lugares altos, pois existe risco de queda. Ele sustenta a parte inferior do peito, um pouco acima dos ombros e também envolta das coxas. Isso garante que você trabalhe com total segurança, independente da altura em que você estiver.

Sendo assim, obrigado por ter ficado comigo até o fim. Espero que você tenha aprendido mais coisas sobre o curso nr35. Continue nos acompanhando, espero te ver em breve, até mais!

Botão Voltar ao topo