GOOGLE FLOC E COOKIES
Além de ser o buscador mais famoso, o Google é líder em anúncios na web, dos quais deriva grande parte de sua receita. Agora, a empresa de Mountain View pretende revolucionar o setor, substituindo os cookies de rastreamento por um conjunto de ferramentas , cujo objetivo é permitir que os anunciantes definam metas precisas e, ao mesmo tempo, protejam o anonimato dos usuários.
Aprendizado Federado de Coortes, portanto abreviado como FLoC, é o nome desse recurso, que será descontinuado na versão beta nos próximos meses após a conclusão da fase de testes.
Vamos ver abaixo o que significa FloC e quais mudanças ele pode trazer para o mundo dos anúncios online.
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FloC é um padrão futuro do Chrome que, de acordo com as intenções do Google, permitirá exibir anúncios altamente segmentados e modulados de acordo com os interesses do usuário , sem que os anunciantes saibam sua identidade real .
Isso será possível porque, em vez dos cookies atuais, aqueles que navegarem serão incluídos em uma coorte, um grupo de usuários grande o suficiente para garantir um nível de quase anonimato na Web.
Para aprofundar em nível técnico, o navegador Chrome começam a usar algoritmos, o Aprendizado Federado, para gerar um número significativo de “coortes”, ou aglomerados de pessoas que compartilham características e interesses.
De fato, isso permitirámanter privados os detalhes do histórico de navegação individual, que não serão mais compartilhados . O navegador examinará o histórico e inserirá, com base nos dados, o perfil do usuário em uma coorte específica.
Aqui, então, é que quando um usuário visita uma página da web, o Chrome se comunica com esse site que se enquadra em um determinado grupo.
O Google já anunciou que não serão pequenos grupos, mas aglomerados formados por milhares de pessoas. Um pouco como acontece com a criação de um target ideal para o lançamento de um produto ou serviço, caberá ao dono do site saber quais são as características relacionadas à coorte.
COMO O CENÁRIO DA PUBLICIDADE ONLINE MUDARÁ COM O FLOC?
Muitas das empresas que construíram seu sucesso refinando a técnica de publicidade online não receberam o anúncio do FloC de forma positiva: isso não deve surpreender se considerarmos que , no momento, não conhecemos as possíveis repercussões dessa mudança , que para o marketing na web provavelmente será memorável.
De fato, no momento, não há outras casas de software com navegadores ativos no mercado que tenham declarado sua vontade de se casar com o sistema FLoC.
De qualquer forma, a gigante de Mountain View segue seu próprio caminho, na tentativa de encontrar uma alternativa sustentável aos cookies de terceiros.
O primeiro teste destinado a estudar a viabilidade e possíveis criticidades do FLoC visa ajudar os sites a aprender como ele funciona, enquanto somente posteriormente os testes em usuários começarão.
No momento, há uma pequena porcentagem de usuários, especialmente em países como Austrália, Canadá e Índia, que já podem experimentar o FLoC.
Mesmo que os outros grandes players do setor de publicidade on-line não estejam dispostos a adotar a nova tecnologia do Google como padrão para publicidade direcionada que protege a privacidade do usuário, o Chrome tem participação de mercado suficiente para que o FloC ainda seja capaz de estabelecer-se como a nova norma . Resta aguardar os resultados dos testes e entender como essa introdução pode entrar em conflito com a legislação GDPR do Parlamento Europeu.