Conheça as diferenças entre importação e exportação
Conheça as diferenças entre importação e exportação para entender como funcionam esses processos e como são realizados.
Quando uma operação de venda internacional é realizada existem dois fatores, o comprador e o vendedor, ou, o importador e o exportador.
Ambos os membros participam de um processo de importação e exportação no qual é assinado um contrato pelo qual se acorda mutuamente o envio da mercadoria ao outro em troca de dinheiro ou outro bem de igual valor. Essa é a principal diferença entre importação e exportação.
Para melhor entendê-lo, é importante conhecer o conceito de ambos os termos. Existe uma confusão entre os dois termos se uma empresa ou organização é responsável pela importação e exportação, porém, a diferença entre os dois persiste.
Diferenças entre a importação e exportação
A seguir confira o que é importação e exportação, quais os tipos e suas diferenças:
Importação
Durante a importação, as mercadorias são transportadas para o país ou para o destinatário do bem ou serviço. A mercadoria, geralmente, atravessa a fronteira do país do comprador. Ou seja, um país ou comprador importa uma mercadoria do exterior.
Recursos de importação
As propriedades que caracterizam a importação são as seguintes:
– É uma transação legítima.
– O produto ou mercadoria importado vem do exterior.
– Influencia a economia de um país ou empresa, pois pode ser feito com fins comerciais.
– Ajuda a abastecer a economia.
Tipos de importação
A importação pode ser classificada nos seguintes grupos:
Importar para consumo
Também chamada de importação ordinária ou definitiva, é aquela pela qual uma mercadoria é introduzida em um país, pagando os direitos aduaneiros correspondentes, para ser comercializada para o seu consumo.
Importação temporária
Esse sistema permite que as alfândegas autorizem a entrada legal de mercadorias ou produtos procedentes do exterior, para processá-los no país e posteriormente serem exportados novamente.
Esses produtos são geralmente reportados após um processo de montagem, embalagem, melhoria, reparo ou conclusão do produto.
Reimportação
Este tipo de importação permite o ingresso de produtos que antes eram exportados do mesmo país.
Geralmente é utilizado quando é necessária a manutenção, reparo, condicionamento ou melhoria de determinado produto ou maquinário, para o qual é enviado ao país de origem.
Importação isenta de impostos
Aquelas importações que, por estarem sujeitas a determinados tratados, como o Mercosul, estão isentas do pagamento de parte ou da totalidade dos direitos aduaneiros correspondentes.
Estas, geralmente, são restritas a um limite de acordo com a regulamentação de cada país em questão.
Exportação
Exportar é enviar um bem ou serviço para fora do território nacional. Exportação é o tráfego legítimo de um bem ou serviço de uma zona aduaneira para outra.
Considera-se exportação a saída de um bem ou serviço fora de um Estado ou bloco econômico. Estas são realizadas em condições específicas, a complexidade das legislações e condições especiais que regem as exportações pode dar origem a vários fenômenos fiscais que dependem de cada Estado.
Exportação direta
É a modalidade de exportação realizada diretamente pela empresa produtora, sem a presença de intermediário no processo, ou seja, todas as negociações marítimas internacionais são geridas pela empresa produtora. Essa exportação só é recomendada em uma empresa que possui muitos recursos humanos e essa experiência.
Exportação indireta
É a exportação onde há sempre um intermediário que faz as negociações entre a empresa produtora e o país para onde a mercadoria é exportada. Os intermediários são responsáveis pela captação de clientes e por todo o processo de exportação, que possuem larga experiência neste setor.
Esse tipo de exportação é recomendado para empresas jovens que não têm experiência em exportar, que buscam reduzir qualquer risco de internacionalização.
Diferença entre importação e exportação
Exportação é a saída de um bem ou serviço para fora das fronteiras de um Estado ou bloco econômico, obedecendo a leis e fenômenos fiscais estabelecidos pelo sistema legislativo de cada país.
Importação e exportação são atividades realizadas simultaneamente, o comprador importa um produto enquanto o vendedor o exporta. Importação é a compra de um produto ou sua entrada pela fronteira de um Estado ou bloco econômico.