Advogado

7 critérios para escolher um bom advogado

Atualmente, é certo de se afirmar que existem diversos advogados nos quais podemos contratar seus serviços quando precisamos, entretanto, sabemos também que nem todos os profissionais formados em tal área estão realmente preparados para nos oferecer o melhor atendimento, por conta disso, resolvemos lhe trazer 7 critérios para que você aprenda de uma vez por todas a escolher um bom advogado!

É de extrema importância que você preste atenção e leve em consideração todos os 7 critérios que serão citados aqui, pois os mesmos juntos que farão total diferença de qual profissional você irá acabar contratando.

Além de que, sabemos que os advogados tratam de assuntos importantes, como processos de todos os tipos, onde não pode acabar acontecendo erros ou falhas, por isso, é de suma importância escolher o profissional que realmente esteja preparado e disposto a resolver tal problema!

Qual o papel do advogado

Antes de tudo, é de suma importância que você entenda detalhadamente, qual o verdadeiro papel do advogado, e o que deve ser esperado ao contratar os serviços de um!

Um advogado é aquele profissional que tem a função de defender os interesses sociais, além de garantir um governo democrático totalmente imparcial, levando em consideração a justiça e a convivência comum, além de também, garantir direitos e fundamentos que garantem a estabilidade social de todos dentro da sociedade.

Resumidamente, um advogado é responsável por defender direitos, sejam eles de um cidadão, ou de um grupo, ou até mesmo de um governo, no qual deve sempre prezar pela justiça e estabilidade da sociedade, tendo assim, que ser totalmente imparcial.

Tendo isso em mente, você já está um passo à frente para poder escolher um bom advogado para você, tendo em mente que conhecer o trabalho que tal profissional faz, ou pelo menos deve fazer, é de extrema importância para seus clientes.

Verifique a qualificação profissional do advogado

Além de saber qual o verdadeiro papel que um advogado deve assumir, também é necessário que você verifique as qualificações profissionais do mesmo, para que saiba exatamente qual a educação que o mesmo recebeu, no qual, muitas das vezes dizem muito sobre o profissional que a pessoa acabou se tornando.

Por conta disso, é de extrema importância verificar qual a qualificação profissional do advogado que você está planejando contratar, mas dentre todas, está é o critério menos impactante, tendo em vista que, mesmo não tendo se formado na melhor faculdade, com esforço e dedicação, qualquer um pode se tornar um advogado bom e de sucesso. 

Confira seu registro junto a OAB

Também é de suma importância que você verifique o registro do advogado que está de olho, além do seu OAB também, pois os mesmos são essenciais para verificar se o seu advogado está disposto e permitido a trabalhar em tal profissão, além de também poder observar o seu histórico de casos, para ter uma ideia de sua qualidade na profissão.  

Pesquise sobre sua área de atuação

É necessário se atentar, pois existem diversas e diversas áreas de atuação dentro da advocacia, onde o profissional pode escolher qual, ou quais áreas seguir!

É necessário que você verifique de qual área faz parte o seu problema, para que assim, você busque por advogados que já trabalham nesta área!

Algumas das áreas de atuação dos advogados que podem ser citadas, são: área pública, jurídica, startups, officers, entre diversos outros, alguns mais aprofundados e específicos, como: defesa criminal, crimes, roubos, entre outros.

Especializações de advogados

Continuando sobre as áreas de atuação, porém agora um pouco menos amplo, também é importante se ter uma breve atenção com a especialização do advogado que você está pensando em contratar!

Tal especialização significa que o mesmo gastou horas e horas estudando para se profissionalizar em tal área da advocacia, significando assim, que o mesmo deve estar mais que preparado para assumir casos de tal área!

Obtenha referências e indicações

Referências e indicações também são pontos muito importantes, quando falamos em escolher um bom advogado, tendo noção de que, referências e indicações, ainda mais de pessoas que conhecemos, mostram um pouco do trabalho e qualificação do advogado em sua profissão, no qual, fazem total diferença para nós conhecermos realmente o advogado que pretendemos contratar.

Análise a cordialidade e atendimento

Por último, mas não menos importante, também é necessário prestar atenção na cordialidade e atendimento que seu advogado presta, pois os mesmos dizem muito sobre como o profissional se comporta dentro de um tribunal, onde o mesmo deve ser excepcional fazendo o seu trabalho, no qual, vai ser te defender!

Com isso, você já sabe de tudo que é necessário para se escolher um bom advogado, é extremamente importante seguir todas as dicas, e não somente uma ou outra, pois todas as dicas juntas, que realmente farão a diferença da qualidade e profissionalismo do advogado que você vai escolher.