Toalhas com mau cheiro: motivos e soluções
Após um banho, por mais que tenhamos a sensação de corpo limpo e higienizado, o sabão e a água não são capazes de eliminar todos os microrganismos presentes em nossa pele, mesmo porque, muitos deles vivem em harmonia com o nosso corpo e nos mantém com a saúde equilibrada.
Mas ao entrar contato da toalha, peça de uso fundamental e diária, a umidade que resulta quando enxugamos o corpo, contribui para que esses organismos se desenvolvam livremente em um novo ambiente, e nossas toalhas começam a acumular fungos, bactérias, ácaros e mofos.
Com o passar dos dias, percebemos um cheiro desagradável, a falta da maciez e a menor capacidade de absorção em nossas parceiras de todo banho, indicando que chegou a hora de trocar para uma toalha limpa.
Para resolver este problema, existem alguns truques simples, porém altamente eficazes, que você pode experimentar em casa para se livrar desse inconveniente.
Confira!
O que pode causar odor desagradável em suas toalhas?
Muitos são os motivos que causam os odores desagradáveis nas toalhas, afinal, após o banho elas ficam encharcadas e oferecem o ambiente perfeito para o desenvolvimento de microrganismos, acúmulo de resíduos, sujeira e células mortas, que além do mau cheiro, acabam por deixá-las encardidas.
Veja outros motivos pelo qual as toalhas começam a cheirar mal:
- Ter o hábito de deixar as toalhas penduradas no banheiro (principalmente se não há ventilação adequada) dificultando o processo de secagem entre um uso e outro;
- Deixar toalhas úmidas jogadas na cama ou outro local inadequado;
- Usar a toalha por mais de 7 dias consecutivos, o ideal é trocá-las 1 ou 2 vezes na semana;
- Compartilhar de toalha, que além de ser uma prática anti higiênica, faz com que mais germes se acumulem no tecido;
- Lavagens feitas de forma errada;
- Armazenamento em locais fechados, pouco arejados e úmidos.
É fundamental ter cuidado e atenção com as toalhas, pois o mal cheiro é o sinal de alarme que nos diz que um habitat de germes, que podem prejudicar nossa saúde e bem estar, se formou e precisamos eliminá-lo.
Como solucionar estes problemas?
Ao contrário do que muita gente acha, eliminar o mau cheiro das toalhas exige medidas muito simples. E incorporá-las no seu dia a dia será a melhor solução para este problema.
E para isso não é necessário gastar com grande quantidade de produtos de limpeza e outros químicos. A combinação de água, sabão e vinagre serão a sua chave para o sucesso e seus aliados na hora de deixar suas toalhas limpas, macias, e com a aparência de novas.
O jeito mais eficiente de limpar e desinfetar as toalhas e mantê-las livres de qualquer odor desagradável é simplesmente lavá-las.
Veja a seguir as precauções diárias que são necessárias para manter suas toalhas livres do mau cheiro durante o período de uso.
Quais cuidados devem ser tomados?
Os cuidados com as toalhas nunca são demais, afinal elas não estão ligados diretamente a nossa saúde e higiene pessoal. Por isso, algumas práticas devem se tornar hábitos para o nosso próprio bem. Veja.
- Pendure suas toalhas em um ambiente arejado e ventilado. Principalmente depois do uso, é durante a secagem que o crescimento dos microorganismos que causam mau odor é barrado;
- Evite guardar suas toalhas no banheiro se ele não estiver preparado adequadamente para isso, a umidade é o principal fator para o desenvolvimento de germes e mofo, mesmo que suas toalhas estejam limpas;
- Não coloque toalhas úmidas no cesto de roupas sujas, além de dificultar a secagem pode facilmente causar mofo e bolor em outras roupas, deixe pendurado em um varal para que seque primeiro;
- Se você tiver uma família grande, não amontoe as toalhas de todos os membros umas sobre as outras.
- Use a toalha e logo em seguida estenda, quando for usar novamente ela precisa estar completamente seca.
Como você pode ver, estas medidas preventivas são básicas para evitar problemas com suas toalhas e muito fáceis de serem implementadas. Não deixe de colocá-las em prática.
Como lavar suas toalhas da maneira correta?
Lavar suas toalhas também exige muita atenção, pois é a principal forma de eliminar o cheiro ruim de forma completa. Veja as dicas principais para nunca mais errar na hora da lavagem.
- Toalhas devem ser lavadas separadamente, nunca misture com outras peças de roupas;
- Não use sabão em excesso, ele é um dos principais responsáveis pelo ressecamento das fibras, portanto, sempre siga as instruções de lavagem de acordo com a quantidade de peças a serem lavadas.
- Não coloque sabão diretamente na toalha, sempre dilua em água antes;
- Não use amaciante, com o tempo ele faz com que as fibras se tornem impermeáveis, e a toalha perde a capacidade de absorção;
- Substitua o amaciante por vinagre branco, ele manterá a maciez das toalhas e será um poderoso combatente do mau odor – o vinagre evapora, então as peças não ficaram cheirando a vinagre;
- Não estenda suas toalhas diretamente no sol, o calor vai ressecá-las e deixá-las com aspecto ressecado, sempre seque na sombra;
Cuidar das toalhas corretamente é a principal forma de economizar tempo, dinheiro, e garantir a durabilidade das toalhas, além de ser o jeito mais eficiente de evitar o mal odor. As dicas reunidas aqui foram testadas e aprovadas, não deixe de experimentar!