Tapete para sala

Tapete para sala: Qual o melhor material para mim?

Tapete para sala é algo essencial, não é verdade? Porém, quando vamos comprar queremos saber qual é o melhor material e qual é o tipo ideal para sua sala. Para ajudar, criamos essa matéria completa sobre esse assunto respondendo essas perguntas.

Tapete para sala: Qual é o melhor para mim?

Primeiramente temos que dizer que não há um melhor material nem um tipo ideal para você de tapete. Afinal, isso é uma escolha que só você pode fazer. Entretanto, nós vamos mostrar o que você deve considerar antes de comprar o seu tapete.

Para escolher um tapete ideal para você, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Qual o tamanho da sua sala?
  • Qual posição o tapete ficará?
  • Por que você está comprando um tapete?

É muito importante saber o tamanho da sua sala justamente para não dar a sensação que ele foi comprado do tamanho errado. Afinal, um tapete precisa ser proporcional ao seu ambiente e causar relaxamento e não desconforto para quem olha.

A posição do seu tapete para sala não será tão diferente das outras pessoas. Afinal, você não quer inventar a roda da decoração, mas seguir o que você gosta. Dessa forma, o ideal é você posicionar a sua sala imaginando já com o seu tapete.

Nossa recomendação é que você coloque o seu tapete embaixo do seu sofá. Dessa forma, você consegue um efeito interessante de encaixe. Além disso, isso evita que o tapete saia do lugar e seja necessário arrumar a todo momento.

Para finalizar esse tópico é necessário responder a última pergunta da nossa lista acima. Afinal, qual é a função do seu tapete? Entender isso é essencial para escolher um bom material para o seu tapete. 

Por exemplo, digamos que você tenha um filho pequeno brincando na sala. Entretanto, você quer que a criança não fique no chão para brincar. 

Dessa forma, é interessante buscar um material macio e uma cor neutra evitando algo chamativo demais e nem tão forte para a criança. No próximo tópico vamos mostrar uma lista dos principais materiais de tapete para você ter uma ideia. 

Tapete para sala: Quais são os principais materiais para escolher?

Nesse tópico vamos falar dos principais materiais de tapete. Nesse caso, é interessante você ter pelo menos o seu objetivo com o tapete em mente. Afinal, é um dos fatores mais decisivos quando se trata de escolher o material.

Vinil

Esse é um material interessante quando tem muitas pessoas em sua casa. Afinal, é um material mais resistente e bonito, inclusive lembra bastante o sisal. Um tapete feito desse material pode ter formas geométricas com várias cores diferentes.

Carpete

O carpete talvez seja o modelo mais famoso de tapete. Ele consegue cobrir por completo o piso onde está e também possui uma altura bem pequena. 

Náilon

O náilon é um material interessante para as pessoas que precisam de uma manutenção fácil. Além disso, ele é bastante resistente. Dessa forma, ele não desbota, não encolhe quando lavado e pode ser usado até como carpete.

Rústico

O modelo rústico tem esse nome por ser feito de fibras naturais e ser mais áspero do que os outros, como o sisal por exemplo. Pode ser interessante para você, mas esse tapete exige alguns cuidados, por exemplo ele não pode ficar úmido.

Dhurie

O modelo Dhurie é feito a partir de algodão cru. Dessa forma, consegue ser muito barato se comparado com outros modelos. 

Kilim (Modelo sem pelo)

O modelo Kilim é geralmente feito de lã, mas pode ser encontrado feito de seda também. Entretanto, os tapetes feitos de lã são mais baratos do que os modelos feitos de seda.

Tapete para sala: Dúvidas muito frequentes

Para finalizar nossa matéria vamos responder algumas dúvidas muito frequentes. Provavelmente uma das dúvidas que você teve enquanto lia a matéria está abaixo. Além disso, é possível fazer uma pergunta no campo dos comentários no final do texto.

Quando comprar um tapete para sala?

Um tapete deve combinar com toda a sua sala. Dessa forma, é interessante que você decore toda a sala antes do tapete chegar. Se você está de mudança, por exemplo, e ainda está fazendo as compras, deixe o seu tapete para o final.

Posso usar um tapete que já tenho na minha decoração?

Obviamente você pode, mas observe se ele encaixa em sua decoração. Por exemplo, imagine que a sua sala inteira se mantém em cores neutras, mas você tem um tapete velho na cor roxa. É muito difícil fazer uma combinação interessante.

Preciso manter o tapete perto do sofá?

Não é uma regra, mas muitas vezes um tapete se encaixa muito melhor perto do sofá. Dessa forma, se você está na dúvida siga esse conselho. Entretanto, apenas você pode decidir o que fazer com a decoração da sua casa, então sinta-se livre para fazer o que quiser.

Gostou da nossa matéria sobre qual é o melhor material de tapete para sala? Comente abaixo se ficou alguma dúvida.