Cursos diversos

Procura por cursos online tende a aumentar em 2021

Além de levar muitas vidas, o covid-19 ainda gerou uma grande crise econômica. Por conta disso, conseguir um emprego se tornou muito mais difícil. Além das vagas diminuírem, as oportunidades que ainda restam possuem várias exigências, como experiência na área ou cursos ligados à função.

Assim, a procura por cursos online cresceu muito em 2020 e, devido ao avanço da pandemia, tende a crescer ainda mais em 2021. A razão para isso é simples: para um desempregado, pagar por um curso presencial é muito complicado, pois ele mal tem dinheiro para quitar as contas.

Como vários cursos online são gratuitos, se torna mais simples optar por um deles, pois além de não pagar mensalidades, a pessoa ainda evita o deslocamento, já que tudo é feito pelo computador.

Ao longo deste texto, você entenderá porque a busca por cursos online aumentará em 2021.

Consequências da pandemia

Talvez a principal razão para o crescimento dos cursos online em 2021 seja a continuação da pandemia. Em 2020, a empresa Edx, plataforma que oferece cursos online de universidades como Harvard e MIT, fez uma pesquisa para analisar os motivos dessa procura.

O levantamento da Edx apresentou os seguintes dados:

  •         38% das pessoas passaram a ter mais tempo e vontade de aprender após a pandemia;
  •         25% querem melhorar seu currículo para crescer no atual emprego;
  •         16% têm preferência por cursos online ao invés dos presenciais;
  •         11,4% haviam acabado de ser demitidos.

Ou seja, com exceção do terceiro tópico, todos os outros motivos estavam diretamente ligados à pandemia. Ter mais tempo livre tem a ver com o período de quarentena que o Brasil viveu. Como a recomendação era não sair de casa, muita gente passou a estudar online.

A busca pela melhora do currículo tem a ver com o medo de ser demitido, afinal de contas, muitas empresas tiveram que fazer cortes para não fechar. Por fim, 11,4% não estavam em condições de fazer cursos presenciais, pois estavam sem emprego.

Como o número de mortes pela pandemia não para de crescer, especialmente no Brasil, a tendência é que essa doença crie ainda mais problemas em 2021. Com isso, as pessoas continuarão apostando em cursos online, pois pagar um curso presencial está cada vez mais complicado.

Passatempo e aprendizado

No ano de 2020, o Brasil ficou sete meses em quarentena por conta do covid-19. Nesse meio tempo, vários estabelecimentos estavam fechados e muitas pessoas tiveram que trabalhar em casa. Com isso, a busca por cursos online teve um enorme crescimento.

Para muita gente, o ensino a distância (EAD) se tornou uma espécie de passatempo em 2020. Não poder sair de casa fez muitas pessoas buscarem esses cursos, afinal de contas, era uma boa maneira de agregar conhecimento e esquecer um pouco os problemas do mundo.

Como foi dito anteriormente, a pandemia continua matando pessoas em 2021. Além disso, a crise econômica está cada vez maior, basta ver o preço da gasolina ou dos produtos no supermercado. Nesse cenário, a busca por cursos online continuará crescendo em 2021.

Curso online de administração pública

Para quem gosta de cursos online, estudar administração pública pode ser uma excelente opção. Esse curso aborda o gerenciamento de empresas e instituições públicas do poder político nacional. Além disso, também existe o ensino sobre estratégias de gestão e criação de políticas públicas.

O curso de administração pública forma profissionais capacitados para trabalhar no setor administrativo de empresas ou instituições governamentais. Ou seja, ao fazer esse curso, é possível trabalhar em ONG’s, prefeituras, assistência social, escolas, entre outras coisas.

Administração x administração pública

Para quem não sabe, existem algumas diferenças entre o curso de administração e o curso de administração pública. O curso de administração forma profissionais voltados para as empresas privadas. Essas pessoas podem auxiliar na gestão de área funcional e em seus processos burocráticos.

Por sua vez, o curso de administração pública engloba gestão e organização de empresas governamentais. Nesse caso, o profissional irá trabalhar com assistência social, educação, entre outras coisas.

Apesar de suas disciplinas e abordagens terem diferenças, ambos os cursos se complementam e abrem espaço para futuras especializações.

Unova Cursos – administração pública

Se você busca um curso online de administração pública, a Unova Cursos é uma excelente opção. Com exceção do certificado, o curso é totalmente gratuito e pode ser acessado a qualquer hora. Dessa forma, o estudante poderá rever o conteúdo quando quiser.

Para conhecer um pouco melhor esse curso, veja os módulos abaixo:

 

  1. Os elementos fundamentais do Estado;
  2. Formas de governo;
  3. Desenvolvimento da administração pública;
  4. Teoria da administração;
  5. Sistema burocrático;
  6. Desenvolvimento organizacional;
  7. Administração aplicada na administração pública;
  8. Divisão dos poderes no Brasil;
  9. Habilidades necessárias ao administrador;
  10. Atendimento ao público;
  11. Desburocratizando a administração.

Para emitir o certificado da Unova Cursos, é preciso pagar uma taxa de R$ 29,90.