Erros de marketing que as pequenas empresas cometem
O marketing, por definição, é o processo que une o cliente ao produto ou serviço. Portanto, é óbvio que, para que uma empresa encontre clientes, ela deve promover seus produtos-serviços da maneira certa para os clientes certos.
Não existe apenas uma forma de anunciar seus produtos, mas dezenas de diferentes combinações de ações, dependendo do produto, do orçamento disponível, da fase de desenvolvimento da empresa, etc.
Principalmente para as pequenas empresas, cujo orçamento de marketing é bastante limitado, às escolhas erradas nas formas de promoção podem custar muito mais caro, por isso é bom evitá-las desde o início. Aqui estão alguns dos erros mais comuns que as pequenas e médias empresas cometem quando se trata de comunicar seus produtos:
Não existe um plano de marketing
Tentar divulgar seu produto ou empresa sem um plano de marketing é como dirigir de olhos fechados. Ele pode ter sorte e sucesso, mas provavelmente perderá muito tempo e muito dinheiro ao longo do caminho.
Todo negócio precisa de um plano de marketing, que reúna as promoções necessárias, custeadas e com prazos de execução adequados. Certifique-se de começar com isso.
A vantagem competitiva do negócio ou produto não é clara
Obviamente, o seu produto não é igual a todos os produtos do mercado. Para encontrar compradores interessados, você precisa destacar todas as características que fazem seu produto se destacar.
Estas características podem ser a embalagem, a qualidade, o preço baixo, a origem, etc. Descubra a sua vantagem comparativa e inicie a comunicação (no site, nas redes sociais, no cartão corporativo, etc.) “a gritar”!
Você está tentando vender para todos
Um erro muito comum das pequenas empresas, em particular, é que elas consideram todas as pessoas como compradores em potencial. Embora você possa ter um produto popular, quando se trata de publicidade como calçados, você precisa definir e limitar o público-alvo para que possa usar mensagens e mídias que o direcionem de maneira eficaz, por exemplo, sapatos femininos.
O uso amador das Redes Sociais
As redes sociais são agora uma das ferramentas mais económicas e ao mesmo tempo eficazes de Marketing na Internet (os anúncios no Facebook são os anúncios mais baratos da Internet). Os segredos para que o esforço de promoção seja eficaz nas redes sociais são:
- Decidir qual rede social é a mais adequada para o seu negócio B. Definir objetivos claros para o que deseja alcançar C. Tratar de forma adequada e profissional a rede social ele escolheu, usando todos os recursos que oferece em páginas profissionais (diferentes tipos de publicidade, criação de conteúdo, etc.)
Você ignora a competição
Ao “espionar” seu principal concorrente, você pode aprender muitas coisas que o ajudarão a comunicar seu produto com eficácia. Comece estudando o site do seu concorrente. Assine seu boletim informativo para saber diretamente sobre suas novidades e ofertas.
Finalmente, usando sites de análise você pode aprender informações importantes, como informações de tráfego no site, o que os usuários estavam procurando (frases-chave) antes de serem redirecionados para o site, quais outros sites os usuários estavam antes entrando neste e em outros.
Você não usa as ferramentas de Internet Marketing
A internet nos permite uma comunicação direta, econômica e direcionada em qualquer parte do mundo que quisermos. As ferramentas de que dispomos para comunicar um produto ou serviço são muitas e muito eficazes.
A maioria das pequenas empresas, infelizmente, desconhece a existência e o uso adequado da maioria. Aprenda como fazer com que seus clientes encontrem você em vez de tentar encontrá-los e vendê-los.
Search engine marketing, email marketing e relações públicas são algumas das ferramentas de marketing na Internet que você pode usar de forma fácil e eficaz. Os custos são muito mais baixos do que os meios de publicidade tradicionais, enquanto sua eficiência é muito maior!