Como escolher o melhor serviço de hospedagem na web?

Como escolher o melhor serviço de hospedagem na web?

É uma das perguntas mais frequentes e você receberá muitas respostas. No artigo abaixo, explicarei como escolher a hospedagem certa para o seu site.

 

Talvez você tenha decidido se tornar um blogueiro e criar um site. Ou talvez você queira lançar sua primeira loja online. Ou você deseja iniciar um fórum de discussão. 

 

Em qualquer uma das situações acima, depois de ter escolhido a extensão da lista de domínios da web , você terá que escolher um serviço de hospedagem o mais alto possível, que permitirá aos usuários acessar seu site com rapidez e segurança.

 

Se você pesquisar online, encontrará dezenas de ofertas de hospedagem de sites e tenho certeza de que todas parecem atraentes. Mas como escolher o melhor negócio?

 

É importante escolher a hospedagem certa para as necessidades do seu site. Nem o melhor, nem o mais barato e nem necessariamente o mais caro. Simples, o mais adequado. Vamos ver, passo a passo, como você faz isso.

 

Suas necessidades

Tenho certeza que você quer o melhor serviço de hospedagem na web que você pode pagar. No entanto, você precisa entender que suas necessidades podem ser menores ou maiores e, em seguida, você precisa escolher o pacote de hospedagem certo para o seu site.

 

Se você está apenas começando e tem um pequeno blog ou site, então a melhor escolha para você é uma hospedagem compartilhada.

 

A hospedagem compartilhada é a solução de hospedagem mais barata, adequada para sites de baixo tráfego que não exigem grandes recursos. É também uma boa solução para quem não tem muito conhecimento nesta área.

 

Você tem um painel de controle simples de onde você pode instalar o WordPress com alguns cliques ou qualquer outra plataforma que você escolher para o seu site. É fácil de configurar e fácil de usar.

 

Os pacotes de hospedagem compartilhada diferem dependendo do espaço de armazenamento e do número de sites que você pode hospedar nesse serviço. Por exemplo, se você tiver um site onde armazena fotos ou vídeos, precisará de um pacote com mais espaço de armazenamento.

 

Se as necessidades do seu site estiverem crescendo, é fácil atualizar para uma solução de hospedagem melhor.

 

Após hospedagem compartilhada você tem soluções como VPS ou servidor dedicado. Existem soluções mais caras, mas são absolutamente necessárias quando você tem um tráfego muito alto, loja online e outras situações semelhantes.

 

Os pacotes VPS gerenciados vêm com serviços de gerenciamento de servidor incluídos, então você não precisa pagar um administrador do sistema separadamente, enquanto os pacotes VPS não gerenciados não incluem serviços de administração do sistema e você terá que gerenciar o servidor sozinho ou pagar um separado. 

 

Tráfego ilimitado

Você verá isso em quase qualquer pacote de hospedagem, mas lembre-se de que esse tráfego ilimitado ainda tem limites. Para pacotes de hospedagem compartilhada, vários sites, incluindo o seu, são hospedados no mesmo servidor. Assim, os recursos são compartilhados entre você e os outros.

 

Hipoteticamente, seu site pode receber um número ilimitado de usuários. No entanto, quando falamos de recursos ilimitados, aplica-se a noção de “uso justo”.

 

Isso significa que você não pode usar todos os recursos do servidor sozinho em detrimento de outros usuários. Não se preocupe, sites comuns não costumam atingir o limite de recursos alocado no servidor pelo provedor de hospedagem.

 

Suporte fornecido

Coloco esse critério em 3º lugar porque muitas pessoas ignoram a importância do suporte na hora de comprar um pacote de hospedagem na web.

 

Erros e problemas com seu site podem ocorrer online. Ao mesmo tempo, um site com defeito pode custar dinheiro e tempo.

 

Se os erros forem complexos e o suporte for ineficiente, terá que recorrer a um especialista e nesta área os índices são bastante elevados.

 

Portanto, escolha um serviço de hospedagem que ofereça suporte permanente online ou por telefone. Verifique se o suporte fornecido está de acordo com o padrão em termos de tempo de resposta e solução de problemas. Isso será muito importante para a estabilidade do seu site.

 

Mesmo se você encontrar ofertas de hospedagem com desconto, não as considere se o suporte for limitado entre determinadas horas ou se não houver um número de telefone dedicado para problemas técnicos. Você pode ganhar algumas dezenas de leis, mas no primeiro problema você se arrependerá de tal escolha.

 

Garantia de tempo de atividade

Tempo de inatividade significa que o serviço de hospedagem tem alguns problemas técnicos e, portanto, seu site não estará acessível para clientes ou leitores.

 

O Uptime significa o período durante o qual seu site está disponível e acessível aos usuários.

 

Procure um serviço de hospedagem que ofereça o melhor uptime, pois garante que você não perderá usuários devido aos problemas frequentes da plataforma de hospedagem.

 

A maioria das empresas oferece uptime de 99,9% porque às vezes há situações em que é necessária manutenção ou outras atualizações.

 

No entanto, certifique-se de que essa porcentagem seja real e verificável, é muito importante para o futuro do seu site. Um site que apresenta travamentos frequentes será evitado pelos usuários e também poderá ser penalizado pelos mecanismos de busca.

 

Possibilidade de atualização

Talvez no início você não precise de recursos muito complexos e opte por um serviço de hospedagem muito barato. Não olhe apenas para o preço, pode ser um grande erro para a estabilidade do seu site.

 

Verifique se o provedor escolhido está atualizando e tem uma gama completa de serviços de hospedagem disponíveis.

 

Digamos que seu site receba 1.000 visitantes por mês. Um serviço de hospedagem compartilhada é adequado para esse tráfego.

 

Mas e se, após 1 ano, seu site receber 30.000 visitantes por mês? Você precisará atualizar seu serviço de hospedagem rapidamente, e um provedor confiável o ajudará rapidamente a fazer a transição para uma melhor hospedagem na web.

 

O preço do serviço de hospedagem

As diferenças de preços entre as ofertas dos diferentes fornecedores não são tão grandes. Normalmente, para novos clientes, são feitos alguns descontos para que mais tarde, ao renovar os serviços, você descubra um preço que não vai gostar.

 

Ao procurar o melhor serviço de hospedagem para você, verifique seus custos anuais após o término do período promocional.

 

Se você acha que pode mudar sua hospedagem todos os anos para pegar as ofertas, saiba que mudar o serviço de hospedagem com muita frequência prejudicará seu site.

 

Os motores de busca não gostam dessas mudanças e o ideal seria escolher um bom serviço de hospedagem para manter a longo prazo.