Melhores dicas para uma estratégia de marketing digital perfeita
Desde o começo da pandemia, temos visto uma mudança considerável em tendências, a ascensão e declínio de diferentes plataformas, e novos comportamentos de consumo. Nós vimos como negócios de comércio digital têm aumentado seus números como nunca antes.
Nós vimos uma mudança para conteúdo de vídeos de curta duração e a ascensão de novas plataformas como TikTok e a queda das mais antigas como Facebook. Com essa mudança rápida, atualizar sua estratégia de marketing para estar no topo de todas as tendências é obrigatório. É essencial estar à frente da curva para permanecer relevante.
Este artigo ressalta as melhores dicas para criar uma estratégia de marketing da maneira que a Agência de SEO Portugal faria, para que você não deixe nada para o acaso.
Construa um plano de marketing
Planejar é o primeiro passo para o sucesso. Antes de começar qualquer coisa, é essencial ter um planejamento sólido. Enquanto uma estratégia de marketing vai focar numa perspectiva mais ampla, com os objetivos que você mesmo definiu e os recursos necessários, o plano de marketing foca nos detalhes. Esse plano vai se aprofundar nas ações exatas que você tomará para alcançar sua estratégia. Porto Advogados e Seguros de Viagem Portugal têm trabalhado de perto com uma agência de marketing e viram um crescimento de mais de 200% em menos de um ano no mercado português.
Escolha seu público-alvo
Antes de vender, você deve ter uma ideia clara do tipo de consumidor para o qual você quer vender. É aí que selecionar um público-alvo vai lhe ajudar a entender melhor o tipo de conteúdo que você irá criar ou a estratégia que você irá seguir. Você deverá pensar sobre:
- Quem são eles?
- O que eles fazem para se divertir?
- Quais são seus hábitos?
- Onde eles compram?
- Quais são seus interesses?
Identifique seus objetivos
Determinar quais são os objetivos é um passo crucial no processo de planejamento. O que você planeja alcançar? Impulsionar o reconhecimento da marca? Adicionar seguidores nas redes sociais? Crescer a lista de emails? Aumentar as conversões?
O método de estabelecer objetivos mais popular é o SMART. SMART significa Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-Bound, que em português seria Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e com Tempo Definido. De qualquer forma, existem vários meios para estipular objetivos, então seja qual for o que escolher, eles precisarão ser apoiados por dados e informações.
Se o seu objetivo é aumentar as vendas, sua definição deve ser parecer com isto:
Objetivo: Aumentar vendas
Métrica: 100 vendas até o fim do 2T 2022
Táticas:
- Construir uma comunidade
- Aumentar o conteúdo das redes sociais
- Utilizar publicidade digital
Revise sua Mídia
Examine tudo que você tem em mãos que possa ajudar-lhe a criar sua estratégia. Agrupe seus recursos em três categorias – Mídia própria, orgânica e paga. Isso vai lhe auxiliar a otimizar a criação de seu plano.
Mídia própria é qualquer forma de mídia que seu time de marketing possa criar. Isso inclui imagens, podcasts, vídeos, infográficos, etc.
Empresas como Oleos Essenciais Portugal ou Restaurantes Porto viram um crescimento massivo em suas redes sociais apenas por possuírem um plano adequado.
Mídia orgânica é a gerada por usuários. Então qualquer conteúdo criado por consumidores e compartilhado em perfis de redes sociais enquanto mencionam sua marca é uma forma de mídia orgânica.
Planeje seu Conteúdo
Independente do que sua estratégia de marketing envolver, sempre haverá conteúdo. A mídia própria será sua melhor aliada, e você pode criá-la em diversos formatos: imagens, vídeos, podcasts, ebooks, infográficos, etc., que o seu time deve criar.
Estabeleça um plano de criação de conteúdo. Este deve ser baseado nos crescentes objetivos que você determinou. Grupos de tópicos, formatos, objetivos e canais são todos coisas que você deve ter em mente ao formular um plano de criação de conteúdo.
Planejamento é o primeiro passo em concretizar o sucesso, mas planejar sem objetivos bem estipulados ou prazos definidos é uma forma certeira de não alcançá-lo. Leve o tempo necessário para refinar a estratégia e ter certeza que você tem tudo determinado, sempre pensando em uma ampla perspectiva enquanto cria objetivos inspirados porém alcançáveis. Tenha certeza de manter o perfil de seu cliente ideal em mente a todo momento durante todo o processo. Eles são aqueles que estarão comprando de você, afinal.