Toalhas

Toalhas com mau cheiro: motivos e soluções

Após um banho, por mais que tenhamos a sensação de corpo limpo e higienizado, o sabão e a água não são capazes de eliminar todos os microrganismos presentes em nossa pele, mesmo porque, muitos deles vivem em harmonia com o nosso corpo e nos mantém com a saúde equilibrada. 

Mas ao entrar contato da toalha, peça de uso fundamental e diária, a umidade que resulta quando enxugamos o corpo, contribui para que esses organismos se desenvolvam livremente em um novo ambiente, e nossas toalhas começam a acumular fungos, bactérias, ácaros e mofos.

Com o passar dos dias, percebemos um cheiro desagradável, a falta da maciez e a menor capacidade de absorção em nossas parceiras de todo banho, indicando que chegou a hora de trocar para uma toalha limpa.

Para resolver este problema, existem alguns truques simples, porém altamente eficazes, que você pode experimentar em casa para se livrar desse inconveniente.

Confira!

O que pode causar odor desagradável em suas toalhas?

Muitos são os motivos que causam os odores desagradáveis nas toalhas, afinal, após o banho elas ficam encharcadas e oferecem o ambiente perfeito para o desenvolvimento de microrganismos, acúmulo de resíduos, sujeira e células mortas, que além do mau cheiro, acabam por deixá-las encardidas.

Veja outros motivos pelo qual as toalhas começam a cheirar mal:

  • Ter o hábito de deixar as toalhas penduradas no banheiro (principalmente se não há ventilação adequada) dificultando o processo de secagem entre um uso e outro;
  • Deixar toalhas úmidas jogadas na cama ou outro local inadequado;
  • Usar a toalha por mais de 7 dias consecutivos, o ideal é trocá-las 1 ou 2 vezes na semana;
  • Compartilhar de toalha, que além de ser uma prática anti higiênica, faz com que mais germes se acumulem no tecido;
  • Lavagens feitas de forma errada;
  • Armazenamento em locais fechados, pouco arejados e úmidos.

É fundamental ter cuidado e atenção com as toalhas, pois o mal cheiro é o sinal de alarme que nos diz que um habitat de germes, que podem prejudicar nossa saúde e bem estar, se formou e precisamos eliminá-lo.

Como solucionar estes problemas? 

Ao contrário do que muita gente acha, eliminar o mau cheiro das toalhas exige medidas muito simples. E incorporá-las no seu dia a dia será a melhor solução para este problema.

E para isso não é necessário gastar com grande quantidade de produtos de limpeza e outros químicos. A combinação de água, sabão e vinagre serão a sua chave para o sucesso e seus aliados na hora de deixar suas toalhas limpas, macias, e com a aparência de novas.

O jeito mais eficiente de limpar e desinfetar as toalhas e mantê-las livres de qualquer odor desagradável é simplesmente lavá-las.

Veja a seguir as precauções diárias que são necessárias para manter suas toalhas livres do mau cheiro durante o período de uso.

Quais cuidados devem ser tomados? 

Os cuidados com as toalhas nunca são demais, afinal elas não estão ligados diretamente a nossa saúde e higiene pessoal. Por isso, algumas práticas devem se tornar hábitos para o nosso próprio bem. Veja.

  • Pendure suas toalhas em um ambiente arejado e ventilado. Principalmente depois do uso, é durante a secagem que o crescimento dos microorganismos que causam mau odor é barrado;
  • Evite guardar suas toalhas no banheiro se ele não estiver preparado adequadamente para isso, a umidade é o principal fator para o desenvolvimento de germes e mofo, mesmo que suas toalhas estejam limpas;
  • Não coloque toalhas úmidas no cesto de roupas sujas, além de dificultar a secagem pode facilmente causar mofo e bolor em outras roupas, deixe pendurado em um varal para que seque primeiro;
  • Se você tiver uma família grande, não amontoe as toalhas de todos os membros umas sobre as outras.
  • Use a toalha e logo em seguida estenda, quando for usar novamente ela precisa estar completamente seca.

Como você pode ver, estas medidas preventivas são básicas para evitar problemas com suas toalhas e muito fáceis de serem implementadas. Não deixe de colocá-las em prática.

Como lavar suas toalhas da maneira correta? 

Lavar suas toalhas também exige muita atenção, pois é a principal forma de eliminar o cheiro ruim de forma completa. Veja as dicas principais para nunca mais errar na hora da lavagem.

  • Toalhas devem ser lavadas separadamente, nunca misture com outras peças de roupas;
  • Não use sabão em excesso, ele é um dos principais responsáveis pelo ressecamento das fibras, portanto, sempre siga as instruções de lavagem de acordo com a quantidade de peças a serem lavadas.
  • Não coloque sabão diretamente na toalha, sempre dilua em água antes;
  • Não use amaciante, com o tempo ele faz com que as fibras se tornem impermeáveis, e a toalha perde a capacidade de absorção;
  • Substitua o amaciante por vinagre branco, ele manterá a maciez das toalhas e será um poderoso combatente do mau odor – o vinagre evapora, então as peças não ficaram cheirando a vinagre;
  • Não estenda suas toalhas diretamente no sol, o calor vai ressecá-las e deixá-las com aspecto ressecado, sempre seque na sombra;

Cuidar das toalhas corretamente é a principal forma de economizar tempo, dinheiro, e garantir a durabilidade das toalhas, além de ser o jeito mais eficiente de evitar o mal odor. As dicas reunidas aqui foram testadas e aprovadas, não deixe de experimentar!