O que é o âmbar e suas propriedades
O âmbar pode ser encontrado em todo o mundo. A idade das pedras jovens é de 35 milhões de anos. E os mais antigos que foram descobertos, 140 milhões de anos.
Os custos do mercado mundial
Quanto ao preço da pedra, o mais caro é o âmbar da ilha do Haiti, na República Dominicana. Só lá você pode encontrar âmbar azul. É difícil de manusear, mas as joias feitas com essa pedra são mais fortes e duráveis do que qualquer outro âmbar. Um mineral do tamanho de um punho é vendido por US$300.
O valor das jóias
Qualquer coisa com âmbar embeleza seu dono. Um pedaço de pedra pode ter várias cores. É fácil de combinar e por isso você pode criar qualquer forma de usá-lo.
O produto de âmbar mais antigo é o colar de ambar. Agora a escolha é mais ampla. É possível fazer broche, grampo de cabelo, brincos, pingente e pulseira dessa pedra. Mas você também pode encontrar várias lembranças de âmbar. No entanto, a pedra promove o sucesso em vários campos de aplicação. Pense em cada um deles.
Na Medicina
Os antigos sábios estão convencidos de que a pedra pode curar doenças graves, normalizar o estado geral de uma pessoa, aliviar problemas cardíacos, respiratórios e pulmonares. O âmbar foi receitado para parar de vomitar e sangrar devido ao seu poder de cura.
Enxaqueca tratada com fumigação de âmbar. Este era considerado um tratamento de luxo e nem todos podiam pagar, pois o âmbar custava uma fortuna.
Os europeus encontraram a salvação por milhares de anos na pedra de cura.
Os eslavos acreditavam que esta pedra também era capaz de proteger contra o mau-olhado e a palavra maligna. As mães que amamentam usavam um colar para proteger a casa dos maus espíritos.
Hoje, o uso do âmbar para fins medicinais está ganhando popularidade novamente. Apenas os métodos de tratamento são ligeiramente diferentes. É usado para sintomas como:
- A pedra é aquecida e aplicada na parte temporal da cabeça, acompanhada de movimentos leves de massagem, isso faz com que alivie as dores de cabeça;
- Respirar em banho-maria com âmbar ajuda o sistema respiratório;
- Aplique uma pedra aquecida em locais dolorosos e use uma pulseira;
- A massagem com o uso de óleo de âmbar ajuda com condições estressantes;
- Cosméticos com âmbar refresca e hidrata a elasticidade da pele.
E também na medicina moderna, o ácido succínico é usado ativamente, o que ajuda a retardar os sinais de envelhecimento.
No ambiente industrial
90% dos minerais de âmbar não são adequados para criar jóias. Pequenos pedaços e fragmentos são usados em tinturaria, perfumaria e muitos outros campos.
O ácido nucleico é usado ativamente na agricultura. Com sua ajuda, são processadas as sementes de milho, que germinam muito rapidamente e são apreciadas com altos rendimentos.
Na Ciência
O âmbar não só possui poderosas propriedades curativas, mas também é uma verdadeira descoberta para os cientistas. Graças a esta pedra, os cientistas puderam descobrir o passado do nosso planeta, descrevendo as muitas plantas e animais que foram preservados no mineral.
O âmbar é frequentemente encontrado com insetos fossilizados. Em 1997, eles até conseguiram encontrar uma pedra com um sapo dentro. Também são conhecidos achados de um lagarto, uma mariposa e até uma cauda de dinossauro. Esses pontos turísticos estão alojados em um museu.
Como distinguir as falsificações?
A tecnologia moderna está avançando rapidamente; portanto, ao comprar âmbar, você precisa saber exatamente como distingui-lo das falsificações. O tipo de material usado pode enganar até mesmo um examinador de pedra.
De acordo com seus dados externos, as falsificações têm a máxima semelhança com a pedra natural, portanto, você deve estudar o material que o ajudará a ver o hype. Considere materiais que podem imitar a pedra natural.
Resina
Esta imitação tem um aroma de pinho e é mais suave ao toque do que a pedra real. Se você olhar para a pedra ao sol, poderá ver uma estrutura homogênea, sem uma única impregnação.
Plástico
O âmbar de plástico parece muito atraente e não difere muito do original. O plástico é muito fácil de detectar. Para isso, você precisa ter uma pedra real em mãos. O peso do produto falso praticamente não é sentido.
Vidro
Os produtos de vidro geralmente são muito semelhantes ao original, tanto na aparência quanto no peso. A única coisa que produz uma falsificação é que o ornamento de vidro não é riscado, e a pedra natural é muito fácil de riscar.
Como identificar uma falsificação na loja?
A pedra tem muitos tons de cor suave. Considerando o produto à luz, você pode ver muitas inclusões e heterogeneidade de aparência. Vale a pena duvidar se você tem um produto com padrão geometricamente correto, cor viva e sem um único defeito.
Anteriormente, se insetos ou plantas fossem encontrados no mineral, isso permitia que a pedra original fosse verificada. Hoje pode ser facilmente falsificado. As inclusões são muito mais caras que o âmbar comum, por isso vale a pena prestar atenção aos detalhes.
No original, o inseto deveria ser o mais natural possível, tentando escapar. Em uma farsa, ela já está morta, então sua localização será apropriada.
Como distinguir falso em casa?
É claro que na loja você não poderá tentar arranhar o produto ou a liga para garantir a autenticidade da mercadoria. Em casa será mais fácil. Uma das maneiras mais fáceis é segurar a lâmina ou faca sobre uma pedra em um local discreto.
O âmbar natural se desintegrará e o falso terá apenas lascas. Considere também outras maneiras de identificar uma falsificação.
Água salgada
Pegue um copo de água, adicione 8 colheres de sal, mexa e deixe uma pedra lá. Você pode julgar o resultado pelo fato de a pedra ter afundado ou não. O original não afundará, nem será um produto feito de âmbar prensado ou copal.
Eletrificação
O âmbar natural é carregado com energia negativa. Para fazer isso, esfregue a pedra em lã ou seda e prenda-a em pequenos pedaços de papel. O papel vai grudar na pedra natural.
Cheiro
Quando a pedra é esfregada, sua temperatura aumenta e você pode sentir o cheiro de terebintina ou aroma de pinho. Se você tentar derreter o âmbar com a ponta quente da agulha, poderá ver uma fumaça branca e sentir o cheiro de resina. Qualquer falsificação emitirá um cheiro químico.
Luz Ultravioleta
O mineral de pedra natural reage à luz ultravioleta. O feixe ultravioleta torna possível ver as transições ondulatórias e a estrutura heterogênea.
O âmbar é o mineral mais antigo. Antigamente pensava-se que era formado a partir de mel congelado. Ele esconde dentro de si o grande poder que carrega de era em era.
É por isso que é importante conhecer suas características e distinguir um falso do original, para não ser enganado, e comprar uma pedra não traz decepção, mas apenas bem-estar e alegria para sua casa.