Instrumentais Descartáveis vs. Reutilizáveis: Prós e Contras
Os instrumentais médicos, como a pinça de biópsia, apresentam suas versões descartáveis e reutilizáveis. Seu manuseio, assim como os cuidados gerais que se deve ter com os instrumentos, devem ser de conhecimento geral e feitos corretamente – caso contrário, a vida útil da peça pode ser menor do que o esperado.
Além disso, dependendo do caso, pode ser necessário trabalhar com o modelo descartável ao invés do reutilizáveis como forma de prevenir contaminações entre pacientes que passarão por procedimentos cirúrgicos.
É importante compreender quais casos fazer o uso de ambos os modelos para prevenir erros. Caso você use uma pinça descartável em outros pacientes, problemas podem ocorrer como a infecção por agentes que ficaram presos na superfície da pinça – mesmo após a esterilização -, ou seu uso pode ser comprometido, por danos e desgaste do mesmo.
O que são os instrumentais descartáveis?
O instrumental descartável tem uso único e, após seu primeiro uso, deve ser descartado corretamente no lixo. Dada às suas características, não é possível fazer diversos procedimentos, pois podem contaminar os pacientes.
Podemos considerar que as ferramentas descartáveis são Pinças e o Afastador Anal, este último que é usado nos exames de colonoscopia e proctoscopias. Vemos ele também na cirurgia anal, como forma de manter a região aberta para facilitar o procedimento clínico.
O que são os instrumentais reutilizáveis?
O instrumental reutilizável é aquele que pode ser usado novamente para qualquer tipo de cirurgia, desde que esteja adequado ao procedimento. Por exemplo, a pinça de biópsia é autoclavável e pode ser manuseada para retirar amostragens de tecidos e órgãos, como fígado, rins e pulmões.
Além disso, o diferencial das ferramentas é a necessidade de fazer a higienização constante após o uso. Neste caso, recomendamos que você mergulhe todos os instrumentais em água com temperatura de 40° graus por 10 minutos, com detergente enzimático, e depois leve-os para a esterilização.
Quais os prós e contra de utilizar os instrumentais descartáveis?
Com os instrumentais descartáveis, você não precisa se preocupar em realizar a higienização para uso futuro. É possível fazer o descarte corretamente quando a cirurgia encerrar.
No entanto, o fato de você precisar descartá-los em todas as cirurgias nem sempre é um benefício. Isto porque, determinados instrumentais devem ser repostos para assegurar que nenhuma ferramenta falte na cirurgia, e pode acontecer de você não encontrar as pinças certas em nenhuma loja.
Quais os prós e contra de utilizar os instrumentais reutilizáveis?
É vantajoso ter instrumental disponível para todas as cirurgias, sem precisar fazer a compra recorrente. Você não tem que se preocupar se modelos acabaram no mercado, pois você tem o seu equipamento pronto para ser usado no momento que o cirurgião solicitar.
Porém, os reutilizáveis precisam passar pela limpeza constante e não podem conter nenhum resquício de sujeira. Caso contrário, pacientes podem ser contaminados e ocasionar em problemas para toda a equipe médica e a clínica hospitalar.
Onde comprar instrumentais cirúrgicos?
Você encontra a pinça de biópsia e o afastador anal com a Endocommercem e consegue fazer a sua compra rapidamente através de excelentes descontos. Reúna os principais equipamentos para as cirurgias, sejam instrumentais reutilizáveis ou descartáveis, e proporcione mais eficiência no procedimento.
Realizamos entregas para todo o Brasil e em questão de dias você recebe os seus pedidos no endereço cadastrado em nosso site. Se tiver dúvidas, chame a equipe por WhatsApp para avaliar melhor os modelos disponíveis no catálogo digital e fazer a sua compra rapidamente.
A Endocommerce possui excelentes materiais cirúrgicos para trabalhar no dia a dia em operações cirúrgicas. Tenha mais eficiência no controle de tecidos e pega de amostragens para biópsia com as ferramentas corretas, desenvolvidas com aço inoxidável para promover alta durabilidade e prevenir deterioração com o passar do tempo.