jardim pequeno de canto de muro

Ideias de jardim pequeno de canto de muro – O que fazer nessa área?

Algumas das melhores ideias de jardim pequeno de canto de muro podem ser colocadas em prática de maneira simples e barata. Afinal, você não precisa gastar um caminhão de dinheiro nisso.

Muito pelo contrário: você pode usar uma série de itens que você tem em casa para personalizar o espaço.

Um jardim pequeno de canto de muro pode ser feito com itens de decoração e também com compras que você pode fazer na floricultura ou lojas de decoração.

Como o espaço é pequeno, não vai demandar muitos produtos e você terá um espaço bonito unindo o útil ao agradável.

Assim sendo, neste artigo, veja algumas ideias de jardim pequeno de canto de muro com:

  • Canteiro horizontal.
  • Canteiro vertical.
  • Grama sintética.
  • Palmeiras.
  • Iluminação projetada.

A seguir, entenda mais sobre essas ideias e comece a colocar em prática ainda hoje. Continue lendo.

Ideias de jardim pequeno de canto de muro com canteiro horizontal

Uma das melhores maneiras de explorar um jardim pequeno de canto de muro é com um canteiro horizontal. Afinal, essa é uma ideia prática e muito fácil de fazer, uma vez que você só precisa criar uma delimitação para a terra, de maneira que o canteiro seja, de fato, um canteiro – como o próprio nome já diz.

Para executar esse tipo de ideia, tudo o que você precisa fazer é colocar uma placa de cimento para delimitar o canteiro.

Ou ainda, você pode fazer essa delimitação com pedras brancas ou terrosas. Nesse caso, o conceito do canteiro fica ainda mais legal e natural.

Depois, basta fazer o preenchimento com terra e adubo. E por último, basta escolher as plantas que você quer explorar nesse ambiente.

Se for um muro rústico, plantas verdes podem ficar bem legais. O contraste com o concreto fica bom! Mas se você gosta de cores, pode explorar flores coloridas que florescem o ano inteiro. Inclusive, você pode trocar as plantas de tempos em tempos para renovar o estilo do canteiro quando quiser.

Ideias de jardim pequeno de canto de muro com canteiro vertical

Você já ouviu falar de canteiro vertical ou jardim vertical? Essa é mais uma ideia de jardim pequeno de canto de muro que você pode executar no seu espaço. Inclusive, esse tipo de canteiro é mais apropriado para ambientes pequenos, pois o espaço é melhor aproveitado.

O canteiro vertical vai subir pelo muro. Por isso, você precisa escolher plantas que possam ficar penduradas ou que subam pelas escadas do canteiro. As plantas trepadeiras são as melhores opções para jardim vertical.

Nesse caso, você vai perder a decoração do muro – caso haja. Se não houver uma decoração no muro, o jardim vertical vai ser a melhor alternativa, pois você une o útil ao agradável: decoração e aproveitamento do espaço. Inclusive, você gasta menos!

O jardim vertical com plantinhas verdes é ótimo para qualquer tipo de canto de muro. Mas é preciso fazer uma estrutura de madeira que comporte as plantas para elas não tombarem.

Ideias de jardim pequeno de canto de muro com grama sintética

Uma decoração de jardim, para durar muito, precisa de itens que possam sobreviver ao tempo. Mas não há nada melhor do que grama sintética decorativa, caso você queira um revestimento que dure por muitos anos.

Afinal, a grama sintética decorativa é ótima para um montão de espaços diferentes, internos e externos. Ela tem alta durabilidade para chuva e sol e deixa o canteiro sempre verde.

Você vai economizar muito em vários tipos de manutenção, como jardinagem e adubação. Além de que a grama ficará sempre verde o ano inteiro – sem precisar de cuidados e produtos especiais.

O gramado sintético pode ser comprado por metro e ele é todo emborrachado. Mas é fundamental comprar a grama certa. Caso contrário, pode ser que você não tenha a durabilidade esperada do gramado sintético.

Compre gramas que durem no tempo e que tenham proteção UV. Caso contrário, a grama vai ficar quebradiça e pode facilmente se perder.

Ideias de jardim pequeno de canto de muro com palmeiras

Se você tem um espaço um pouco maior ao redor do muro, então uma boa ideia é fazer um jardim de palmeiras! Nesse caso, você fará uma decoração mais a longo prazo – pois as palmeiras demoram a crescer.

Mas você também pode comprar as palmeiras já maduras e grandes. Nesse caso, elas já vão vir no tamanho certo e a decoração fica pronta rapidamente.

Para fazer esse tipo de decoração, é importante tomar cuidado para não causar problemas no muro com as raízes da palmeira. Afinal, se as raízes se movimentarem por baixo do muro, o muro pode quebrar.

Ideias de jardim pequeno de canto de muro iluminação projetada

Outra boa ideia de decoração de canto de muro é fazer um jardim pequeno com plantas verdes e médias. O canto ficará bem preenchido e você pode aprimorá-lo ainda mais com uma boa iluminação. Assim você terá uma decoração noturna e diurna!

Coloque luzes projetadas no muro para refletir nas plantas ou vice-versa. Luz cria preenchimento e você terá um ambiente repleto de aconchego no canto do muro.

Compre luzes que acendem automaticamente com sensor de horário. Mas se preferir, você também pode colocar um sensor de movimento para que as luzes acendam apenas quando há movimento.

Cuidados ao fazer um jardim no canto do muro

Ao fazer um jardim pequeno de canto de muro, automaticamente você precisa tomar alguns cuidados importantes. Como por exemplo, no caso das palmeiras. Se você plantar palmeiras do lado do muro, as raízes podem quebrar o muro com o passar dos anos.

É preciso um revestimento e um tratamento adequado para que as raízes andem para o lugar certo.

Além disso, é preciso cuidar da umidade. Se o muro não tiver um revestimento adequado, a água do barro do canteiro pode deixar o muro eternamente molhado – e isso trará problemas no futuro, com o apodrecimento do reboco ou a criação de fungos que vão deixar o muro verde e sujo.

Anote as nossas dicas e mãos à obra!