Inteligência artificial

Como a inteligência artificial pode impactar no mercado de trabalho

Hoje nós vamos conversar sobre como a inteligência artificial no mercado de trabalho pode ter um impacto bem expressivo. De fato, hoje nós estamos cercados pela inteligência artificial, independente do lugar onde nós estamos. Seja no nosso celular, seja assistindo uma série na Netflix ou até mesmo ouvindo uma música no Spotify. Em quase tudo existe inteligência artificial.

Entretanto, até que ponto isso é saudável? Porque pode chegar uma hora em que essas inteligências artificiais vão tomar o posto de serviço dos humanos. Não só vão, como já estão em algumas das principais empresas de automóveis, por exemplo.

O trabalho feito por mãos humanas acaba sendo bem descartável, visto que somos falhos e não podemos nos programar para uma tarefa específica.

Enfim, se você está nos visitando pela primeira vez, eu fico muito feliz por isso! É por causa de vocês, leitores, que nós permanecemos em pé; então, seja muito bem-vindo!

Espero que você goste de tudo o que ler por aqui; se você se sentir interessado em conhecer o nosso trabalho, é muito fácil. Acesse o nosso site e leia as nossas postagens anteriores. Não tenho dúvida que você vai amar!

Bem, creio que nós já podemos ir direto ao assunto, não é não? Esse é um assunto bem interessante, porque diz a respeito do nosso futuro, o que pode ser uma coisa boa ou não.

Espero que você tenha uma ótima leitura! Não se esqueça de deixar o seu feedback abaixo caso fique alguma dúvida pra trás, tudo bem? Então, vamos lá!

Inteligência artificial no mercado de trabalho e os seus impactos

Talvez esse seja o maior temor da humanidade: ser trocada em seus serviços por máquinas ou consciências artificiais. De fato, a inteligência artificial no mercado de trabalho, a longo prazo, pode acabar sendo desastroso para o futuro de muitas pessoas.

Assim como pode ser benéfico, visto que precisaremos de pessoas para fazer a manutenção dessas máquinas. É um grande paradoxo…

Contudo, nós podemos analisar por meio de alguns estudos como a inteligência artificial no mercado de trabalho tem impactado o mundo nesses últimos anos. Nesse sentido, uma pesquisa foi feita por umas das revistas americanas onde consta que em 1970, 14% dos homens e 8% das mulheres tinham curso superior. Já em 2015, 32% dos homens e mulheres tinham o diploma.

Dessa maneira, o tempo foi passando, e muitos desses indivíduos foram incentivados a buscarem uma graduação. Assim, os cargos menos favorecidos que não estavam mais sendo tão requisitados acabaram dando espaço para que essa tecnologia ganhasse corpo.

Então, seja na operação de telemarketing, como nos caixas bancários ou até mesmo na correção de imóveis, eles estão lá.

Mas, de certa maneira, nós temos a impressão de que eles podem substituir os humanos no trabalho intelectual. O que também é uma possibilidade…contudo, muito distante.

Isso porque, ainda que existam chatbots, operadores de telemarketing com IA e muitas outras coisas, ainda podemos encontrar lugares que preferem um ser humano ocupando essa vaga. E isso é muito simples de ver.

Até porque as posições onde o relacionamento e o contato humano são cruciais, normalmente devem ser ocupadas por pessoas. Assim, podemos notar que existem muitos atendentes automatizados à nossa disposição, bem como a Siri ou a Google Assistente.

Entretanto, não são todas as pessoas que se acostumaram com essa ideia. De certa maneira, é impossível substituir os humanos com eficácia.

Continuação

Sendo assim, o que nós podemos esperar do nosso futuro? Será que os computadores serão usados como ferramentas úteis pro nosso trabalho ou vão nos substituir definitivamente? De fato, as opiniões costumam variar muito. Existem os que temem a supremacia das máquinas, enquanto existem os que creem que a inteligência artificial no mercado de trabalho pode ser muito boa.

De qualquer maneira, é interessante pensarmos em como estamos vivendo uma espécie de uma Quarta Revolução Industrial. Necessariamente não é um alerta escatológico, mas, sem dúvidas, as máquinas e a tecnologia estão ganhando espaço nas indústrias com muita força.

Não podemos negar que diversos ramos serão extinguidos com o auxílio da inteligência artificial no mercado.

Não pense que estamos no fim de todas as coisas, até porque não seria tão mal pensar por esse lado. Mas as máquinas podem ser um mecanismo interessante pro mercado.

Enfim, você está em qual time? Espero que você não esteja pirando por causa desse assunto, mas pense com mais seriedade quanto às mudanças a nossa volta. Talvez possa vir a calhar.

Bem, hoje nós conversamos sobre a inteligência artificial no mercado de trabalho. Eu espero que você tenha gostado da nossa conversa. Deixe seu feedback abaixo, logo logo estaremos te respondendo.